O Programa de Saúde acontece toda quinta-feira no Centro de Referência do Idoso
Visando melhorar a qualidade de vida dos idosos que frequentam o Centro de Referência do Idoso “Octávio Guardia”, a Secretaria Municipal de Saúde trabalha em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social disponibilizando um médico clínico geral para realizar os atendimentos exclusivos a Terceira Idade. Toda quinta-feira, a Dra. Rosângela dos Santos, médica que também atende na UBS do Distrito de Tapinas, estará no CRI para acompanhar os idosos, por meio do Programa de Saúde do Idoso, Hiperdia e Controle do Diabetes.
Segundo Dra. Rosângela, desde que se iniciaram os atendimentos, foram diagnosticadas várias enfermidades: “artrose, hipertensão e diabetes são as doenças que mais afetam os pacientes, e, por isso, merecem uma atenção redobrada”, disse a médica.
Antes de receber o atendimento, o idoso passa por uma triagem, onde são coletadas as informações pessoais e, em seguida, é feita a avaliação médica. Caso seja diagnosticado, durante a consulta, a necessidade de um tratamento mais específico, o paciente é encaminhado para um especialista da rede municipal de saúde para dar continuidade no tratamento.
“Nosso objetivo é ajudar os idosos a buscarem a cura ou o controle das doenças diagnosticadas e trabalhar na promoção da saúde, prestando orientações como forma de prevenção”, disse Rosângela.
Odete Maria Regiane Rodrigues, de 67 anos, frequenta o CRI há 4 anos e conta que a vinda de uma médica para acompanhá-los chegou em boa hora, já que muitos idosos têm dificuldade em ir até uma UBS para receber o atendimento. “Nunca deixei de cuidar da saúde, mas sentia dificuldades em seguir com o meu tratamento porque nem sempre conseguia ir ao posto de Saúde. Agora, com uma médica aqui para nós, toda semana posso fazer os acompanhamentos”, disse Odete.
Além do atendimento médico, no CRI os idosos são acompanhados por uma equipe multidisciplinar, formada por fisioterapeuta, assistente social, psicólogo, técnico de Enfermagem e nutricionista, que trabalha conjuntamente para realizar um atendimento completo.
O Centro de Referência do Idoso de Itápolis também conta com a Terapia de Apoio para seus integrantes, desenvolvendo trabalhos de artesanato como bordado e pintura, e as atividades físicas, como o alongamento e a hidroginástica.
Os atendimentos acontecem toda quinta-feira pelo Programa de Saúde do Idoso
Os idosos são acompanhados por uma equipe multidisciplinar que trabalha
conjuntamente para realizar um atendimento completo
Sra. Odete Maria Regiane Rodrigues, de 67 anos, frequenta o CRI há 4 anos