A equipe do Controle de Vetores da Secretaria de Saúde de Itápolis trabalha, intensamente, no combate a dengue no município. Esta semana foi iniciada com o serviço de nebulização nos Bairros, Santo Antonio e Alto da Boa Vista, e seguindo, posteriormente, para Vila Santos e Campestre, locais onde foram registrados casos de pessoas com os sintomas da dengue, que aguardam o resultado para confirmar a suspeita. Atualmente, cerca de 40 itapolitanos esperam a confirmação sobre a possibilidade de estarem com a doença. Mas, a ratificação do número de casos de dengue na cidade não está sendo computada, porque o Instituto Adolfo Lutz, não está enviando, ainda, os resultados dos exames, devido à grande demanda recebida.
Em outros bairros, como o Jardim Estoril, outra parte da equipe da prefeitura realiza o serviço de bloqueio de criadouros. Os Jardins Silveira, José Fortuna e Veneza, além da área central, estão entre os pontos da cidade, onde foram registrados casos suspeitos de dengue.
Por isso, o lema continua sendo: todos juntos na luta contra o Aedes aegypti. Os agentes de combate a endemias disseram que continuam encontrando larvas do mosquito da dengue, mesmo em residências, onde a inspeção já havia sido realizada, mas as orientações de não deixar água parada nem sempre estão sendo respeitas. Cobrir tijolos, pequenas piscinas e objetos com uma lona é uma das situações que podem se tornar um criadouro do Aedes. Calhas, lajes, pratinhos de plantas e demais locais que possam se tornar uma “bolsa” de água, ou seja, um criadouro e devem receber toda atenção da população.
O Cemitério, as borracharias e indústrias do município, também, estão sendo vistoriados pelo Controle de Vetores, para verificar e combater possíveis focos de dengue.
Fique atento ao seu quintal e elimine todos os focos de dengue!