A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social de Itápolis lançou no dia 24 de julho uma campanha para incentivar a população a não dar esmolas: “Não Dê Esmolas, Dê Cidadania”. A intenção é estimular quem se deparar com uma situação dessas a acionar a Assistência Social do Município, para que os moradores de rua tenham acompanhamento.
Nesta semana a campanha da Secretaria de Desenvolvimento Social recebeu um reforço, com a participação dos membros do Interact e da Guarda Civil Municipal, que auxiliaram a divulgar a proposta, distribuindo os panfletos, elaborados pela Prefeitura, nos principais semáforos da cidade.
"A participação efetiva da população gera mudanças e demonstra que o problema é nosso, da sociedade em geral. Com o apoio de clubes de serviço como o Rotary, através dos jovens do Interact e da GCM estamos ampliando a conscientização da população”, destacou o secretário de Desenvolvimento Social, Antônio Roberto Puzzi.
O secretário explicou que o desenvolvimento da autonomia dos moradores de rua e a valorização dos direitos humanos mostra que podemos contribuir com cidadania e o caminho para isso não é a esmola.