28 JUN 2017
ESPORTES
MAIS DE 1700 VAGAS DE ATIVIDADES GRATUITAS ESTÃO DISPONÍVEIS NA SECRETARIA DE ESPORTE, MAS APENAS 32% SÃO PREENCHIDAS

12 modalidades diferentes são oferecidas entre as aulas da Secretaria de Esporte e os projetos realizados por meio de parcerias

Que a prática de atividades esportivas faz bem para saúde, ajuda na disciplina e também é uma saudável opção de lazer, é de conhecimento de todos. Então é hora de aproveitar para entrar em forma com as atividades disponibilizadas pela Prefeitura de Itápolis. A Secretaria Municipal de Esporte conta com 12 diferentes modalidades realizadas em vários locais da cidade e nos distritos, incluindo projetos em parceria com outras Secretarias e APAE.

São 7 treinadores desportivos e 4 monitores desportivos orientando os alunos nos núcleos de treinamentos. Entre as modalidades esportivas disponibilizadas estão: Atletismo, Basquete, Capoeira, Futebol de Campo, Futsal, Jiu-Jitsu, Kickboxing, Taekwondo, Handebol e Vôlei. Essas duas últimas modalidades foram iniciadas neste ano de 2017.

Nos treinamentos - que visam tanto o esporte comunitário, quanto o esporte de rendimento – a Secretaria de Esporte, tem capacidade para atender 1710 vagas, mas atualmente apenas 558 estão preenchidas, representando 32% da capacidade total.

Também configuram entre os trabalhos da Secretaria de Esporte o apoio a realização de eventos e competições no município e em outras cidades. Só para se ter uma ideia, até o momento, foram percorridos 6.527 quilômetros, para que as equipes das diversas modalidades esportivas pudessem disputar competições em outras localidades.

TREINAMENTOS NA CIDADE E NOS DISTRITOS

Entre as aulas que acontecem nos 7 núcleos de treinamentos, sendo 5 no município de Itápolis, um no distrito de Nova América e em Tapinas, estão:

ITÁPOLIS

Ginásio de Esportes “Dultrão”

Sede da Secretaria de Esporte

Quadra da EMEF Toledo

Centro Comunitário – Pista de Atletismo

Estádio Municipal dos Amaros

- Handebol

- Basquete

- Futsal

- Vôlei

- Taekwondo

- Kickboxing

- Jiu-Jitsu

- Capoeira

- Capoterapia

- Ginástica Aeróbica

- Basq. Masc.

- Atletismo

- Futebol de Campo

DISTRITO DE NOVA AMÉRICA

Ginásio Municipal “Bruno Batista Pereira”

- Handebol

- Basquete Feminino

- Futsal Masculino

DISTRITO DE TAPINAS

Quadra da E. E. Prof° João Caetano da Rocha

- Basquete Masculino e Feminino

PROJETOS E PARCERIAS

Caminhada da Saúde: Parceria entre as Secretarias de Esporte e Saúde, ministrando exercícios de alongamento, fortalecimento e caminhada com bastões para pacientes das UBS’s Jacy Tucci, Tapinas e Nova América e demais munícipes.

CRI (Centro de Referência do Idoso) – Hidroginástica, Ginástica Aeróbica, Alongamento E Treinamento Funcional: Parceria entre as Secretarias de Esporte e Desenvolvimento Social, cedendo dois treinadores desportivos para desenvolver as atividades mencionadas para os frequentadores do Centro de Referencia do Idoso.

Ginástica Laboral - Parceria entre as Secretarias de Esporte e Administração, disponibilizando um treinador desportivo três vezes por semana, para desenvolver Ginástica Laboral com os servidores públicos que trabalham no Paço Municipal.

Atletismo ACD - Parceria entre a Secretaria de Esporte e APAE, realizando o treinamento de atletismo para os alunos, proporcionando capacitação para disputa de campeonatos e eventos esportivos.

Academia Ao Ar Livre – Orientações feitas por um treinador desportivo da Secretaria de Esporte nas Academias do Distrito de Tapinas, Parque São Benedito e Parque Boa Vista (Itauera).

EVENTOS E CAMPEONATOS ESPORTIVOS

Dentro da dinâmica de funcionamento da Secretaria de Esporte, parte de seus esforços são concentrados na realização de eventos e campeonatos esportivos e apoiando a participação em eventos realizados em cidades da região organizados por ligas, confederações, municípios e Governo Estadual.

Em 2017 os alunos das modalidades esportivas da Prefeitura de Itápolis já participaram em 2017 das seguintes competições:

- Torneio Municipal em Dobrada – Futsal Feminino;

- 1º Torneio de Futsal Feminino em Novo Horizonte;

- Raja Stadium – Kick Boxing;

- Arena War Shock – Kick Boxing;

- Batizado de Capoeira – Rincão;

- Batizado de Capoeira – Agulha;

- Fight Day V – Kick Boxing;

- 29ª Corrida de São José em Novo Horizonte;

- 6ª Running Ibitinga;

- 26° Campeonato Paulista de Kick Boxing;

- Final Estadual FESP – Jiu-Jitsu;

- 33ª Corrida 1° de Maio – Taquaritinga;

- Amistoso de Basquete Feminino – Sertãozinho;

- Amistoso de Futsal Masculino – Itápolis;

- Copa TV TEM de Futsal - 5 jogos;

- 20° Pró-Atletismo do Estado de São Paulo;

- Copa Revelar de Basquete (em andamento);

- Campeonato Paulista & Sul de Minas de Futsal Feminino (em andamento);

- XIII Campeonato Regional Menores Inter Prefeituras – Futsal Masculino (em andamento);

- 34° Jogos Abertos da Juventude – Futsal Masculino e Feminino, Futebol de Campo, Basquete Masculino e Atletismo.

Entre os eventos que a Secretaria de Esporte realizou e apoiou:

- 3 Inter núcleos de Basquete Feminino no município e distritos;

-1º Torneio Internacional de Futebol Itápolis - Peru;

- Festival de Atletismo – Mirim;

- Seminário de Taekwondo;

- Dia do Desafio;

- 1ª Corrida de Itápolis – Speed e MTB;

- 1° Campeonato de Futsal da Syngenta (20 jogos);

- Olimpíada dos Tiros de Guerra;

- 1° CALOMESP 2017;

- Torneio de Vôlei Católico – JCC;

- Campeonato de Futsal do BRASA;

- Jogos Escolares do Estado de São Paulo – Mirim;

- Jogos Escolares do Estado de São Paulo – Infantil;

- Campeonato Regional da Escola de Futebol Bola na Rede;

- 2 jogos de Futebol Amador do Time Esporte Clube Cruzeiro;

Em todo evento esportivo realizado fora da cidade a Secretaria de Esporte disponibiliza aos atletas itapolitanos 2 kits alimentação (1 sanduíche e 1 suco), até o momento já foram entregues 806 kits alimentação.

Venha você também participar das atividades esportivas gratuitas da Secretaria de Esporte!