Visando gerar rapidez e agilidade na destinação dos galhos cortados no município, a Prefeitura de Itápolis adquiriu um triturador de galhos, troncos e resíduos de poda. O objetivo é evitar que estes detritos sejam depositados no Vazadouro Municipal (Lixão), pois esta é uma prática proibida pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo - CETESB.
Sem o triturador seriam necessárias várias viagens para levar os galhos ao local de destinação, mas agora o serviço será feito em menos tempo gerando economia. Cada viagem realizada pelos caminhões da Secretaria de Desenvolvimento Ambiental transportava em média 600 Kg destes resíduos, mas com os detritos triturados é possível levar 2000 kg. Assim será possível economizar combustível, porque será necessário um menor número de viagens.
O propósito da Administração Municipal é, também, reaproveitar estes resíduos destinando-os aos produtores rurais que poderão utilizá-los em suas propriedades como cobertura de solo, servindo para manter a umidade ou para compostagem. Os resíduos serão destinados, futuramente, para os agricultores.
O equipamento será utilizado para triturar os resíduos de podas realizadas na área urbana do município - feitas pelos munícipes ou por podadores contratados e pelas equipes da Prefeitura - evitando assim que haja um acúmulo no vazadouro municipal e possibilitando o reaproveitamento destes detritos.
Imprensa Prefeitura de Itápolis