Você já fez sua parte para evitar que esse número continue aumentando?
Os bairros Jardim do Sol, Iracema, Karina, Continental, Tropical, Vitória, IV Centenário, São Francisco, Campestre e Vila Santos são os locais onde residem os 27 itapolitanos que estiveram ou estão com dengue em Itápolis. O aumento do número de casos da doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti deflagra que,ainda, existem muitos focos do mosquito na cidade.
O Controle de Vetores está realizando, nesta semana, o bloqueio de criadouros no Jardim Tropical, Iracema e Vitória, onde foram registrados os últimos casos.Paralelamente, é feita a remoção de entulhos no Jardim do Sol, IV Centenário e Portal das Laranjeiras, já que o acúmulo desses materiais acaba gerando novos criadouros de mosquitos, caramujos e escorpiões. Uma equipe contratada, temporariamente, pela Secretaria de Saúde também tem recolhido pneus que são encontrados jogados em diversos locais.
“Estamos notificando os proprietários de residências e terrenos denunciados, que acumulam materiais de forma irregular, causando transtorno para toda sociedade. É preciso que cada um faça sua parte para não ser a próxima vítima”, destacou a supervisora de área de combate às endemias, Bruna Scaramuzza.
A supervisora solicitou a colaboração da população para que todos permitam a entrada da equipe do Controle de Vetores realizando a nebulização em suas residências, objetivando conter a transmissão. A nebulização elimina o mosquito adulto e é realizada com o inseticida sem óleo, que não gruda, por ser à base de água.
Nosso município encontra-se na região que concentra mais da metade dos casos de dengue registrados no estado de São Paulo, especialmente nas cidades de Araraquara e Bauru, por isso é preciso estar atento. Outro fato que preocupa muito é a existência do vírus tipo 2, que voltou a circular ocasionado mais complicações, principalmente para quem já teve dengue, levando até a morte.
Não se esqueça de comunicar a uma UBS (Unidade Básica de Saúde) se tiver sintomas da dengue, mesmo que tenha passado por atendimento no pronto socorro e em hospital particular, porque com base nestes registros é que o Controle de Vetores planeja sua rotina. Quando um caso de dengue é diagnosticado, as equipes fazem o trabalho de combate ao mosquito no entorno da residência, trabalho e escola da pessoa que está com a doença.
Não se esqueça da importância de colaborar com o trabalho da Secretaria de Saúde em seu próprio benefício:
•eliminando os locais e recipientes onde possa acumular água e o mosquito se proliferar;
•permitindo que as equipes verifiquem seu quintal.
Não tem outro jeito: para vencer a batalha, a arma mais eficaz é a prevenção!Entre nessa luta com a Prefeitura de Itápolis!
Imprensa Prefeitura de Itápolis