15 MAR 2019
ITÁPOLIS REGISTRA 27 CASOS DE DENGUE

Você já fez sua parte para evitar que esse número continue aumentando?

Os bairros Jardim do Sol, Iracema, Karina, Continental, Tropical, Vitória, IV Centenário, São Francisco, Campestre e Vila Santos são os locais onde residem os 27 itapolitanos que estiveram ou estão com dengue em Itápolis. O aumento do número de casos da doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti deflagra que,ainda, existem muitos focos do mosquito na cidade.

O Controle de Vetores está realizando, nesta semana, o bloqueio de criadouros no Jardim Tropical, Iracema e Vitória, onde foram registrados os últimos casos.Paralelamente, é feita a remoção de entulhos no Jardim do Sol, IV Centenário e Portal das Laranjeiras, já que o acúmulo desses materiais acaba gerando novos criadouros de mosquitos, caramujos e escorpiões. Uma equipe contratada, temporariamente, pela Secretaria de Saúde também tem recolhido pneus que são encontrados jogados em diversos locais.

“Estamos notificando os proprietários de residências e terrenos denunciados, que acumulam materiais de forma irregular, causando transtorno para toda sociedade. É preciso que cada um faça sua parte para não ser a próxima vítima”, destacou a supervisora de área de combate às endemias, Bruna Scaramuzza.

A supervisora solicitou a colaboração da população para que todos permitam a entrada da equipe do Controle de Vetores realizando a nebulização em suas residências, objetivando conter a transmissão. A nebulização elimina o mosquito adulto e é realizada com o inseticida sem óleo, que não gruda, por ser à base de água.

Nosso município encontra-se na região que concentra mais da metade dos casos de dengue registrados no estado de São Paulo, especialmente nas cidades de Araraquara e Bauru, por isso é preciso estar atento. Outro fato que preocupa muito é a existência do vírus tipo 2, que voltou a circular ocasionado mais complicações, principalmente para quem já teve dengue, levando até a morte.

Não se esqueça de comunicar a uma UBS (Unidade Básica de Saúde) se tiver sintomas da dengue, mesmo que tenha passado por atendimento no pronto socorro e em hospital particular, porque com base nestes registros é que o Controle de Vetores planeja sua rotina. Quando um caso de dengue é diagnosticado, as equipes fazem o trabalho de combate ao mosquito no entorno da residência, trabalho e escola da pessoa que está com a doença.

Não se esqueça da importância de colaborar com o trabalho da Secretaria de Saúde em seu próprio benefício:

•eliminando os locais e recipientes onde possa acumular água e o mosquito se proliferar;

•permitindo que as equipes verifiquem seu quintal.

Não tem outro jeito: para vencer a batalha, a arma mais eficaz é a prevenção!Entre nessa luta com a Prefeitura de Itápolis!