Engajada nas políticas sociais que visam gerar uma melhor qualidade de vida as pessoas carentes, o CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) está realizando a “Busca Ativa”, que visa identificar as famílias que ainda não estejam participando de algum programa de benefício social.O Governo Federal lançou o Programa Brasil sem Miséria, o estado de São Paulo o Programa São Paulo Solidário, que está baseado no conceito de pobreza multidimensional, adotado pelo Programas das Nações Unidas pelo Desenvolvimento - PNUD.
O Programa São Paulo Solidário é operacionalizado por meio do tripé: Busca Ativa, Agenda da Família E Transferência de Renda, sendo que a transferência de renda ficou sob responsabilidade do Ministério do Desenvolvimento Social, com o Programa Brasil Carinhoso.
Em Itápolis a Secretaria de Desenvolvimento Social, através do CRAS está realizando a Busca Ativa, como estratégia de trabalho, é por meio dela que se pretende localizar, em primeiro lugar, os indivíduos invisíveis as políticas públicas e aqueles que não possuem acesso aos serviços sociais. Com esses dados a Secretaria poderá produzir um diagnóstico social das principais dificuldades ou privações vivenciadas pela população local, nas dimensões da Educação, Saúde e padrão de vida.
A realização desta ação foi terceirizada por uma organização não governamental, responsável pela coleta de dados que será feita de casa em casa nos bairros onde se encontram as populações mais vulneráveis, depois será feito um resumo dos dados coletados para resultar no Diagnóstico Social.
Os pesquisadores são sete jovens contratados por esta organização, eles receberam treinamento em Araraquara, e terão o prazo de 20 dias para a entrega das entrevistas. O Programa São Paulo Solidário, será desenvolvimento no CRAS, onde as entrevistas estão sendo feitas desde o dia 22 de abril.
Depois de finalizado este diagnóstico, as pessoas diagnosticadas como necessitadas de inclusão em programas sociais, serão devidamente encaminhadas pelo CRAS.
Equipe acompanha explicações do Programa São Paulo Solidário
Jovens que participaram do treinamento do Programa São Paulo Solidário
Equipe do CRAS que acompanhou os jovens participantes do treinamento em Araraquara