06 MAI 2010
ITÁPOLIS ESTÁ ENTRE AS PRIMEIRAS CIDADES NA CAMPANHA DO CÂNCER

Na manhã de quarta-feira, 04/05 a Secretária Municipal de Saúde juntamente com a Enfermeira Chefe da Prefeitura receberam o Biomédico Marcelo Almeida que é Coordenador de Prevenção de Colo de Útero do Hospital do Câncer de Barretos – Fundação Pio XII.

Na reunião realizada na sede da Secretaria Municipal de Saúde, foi resolvido que Itápolis fará uma campanha maciça de conscientização e prevenção do câncer do colo de útero realizando um mutirão de exame.

O programa será realizado na cidade e contará com capacitação dos agentes comunitários da saúde, enfermeiros da rede pública e dos médicos que participarão do programa. Na capacitação, serão doadas apostilas que servirão para que os profissionais da saúde possam aprimorar seus conhecimentos e podendo assim desenvolver diariamente a conscientização dos pacientes, em seus postos de serviços.

Inicialmente haverá a convocação da população. O programa começará com a realização de palestras para a conscientização e explicações sobre os malefícios da doença. Como fazer a prevenção e a importância das mulheres realizarem o exame.

A Secretária de Saúde, Lucilene Daniel informou que as mulheres que forem detectadas com a doença, já começaram a serem acompanhadas pelo corpo clínico do Hospital do Câncer de Barretos, realizando o tratamento com o apoio da Prefeitura Municipal de Itápolis.

Segundo o Biomédico Marcelo Almeida, esse programa é um “ponta pé” inicial para que essa prevenção seja contiíua no município de Itápolis, e acredita que para se atingir o êxito do programa, será necessário realizar parcerias com a sociedade civil organizada. O Biomédico termina dizendo que são 121 municípios do Brasil que estão participando deste programa e Itápolis sai na frente com a iniciativa da campanha de prevenção do câncer do colo de útero.