05 MAI 2010
OBRAS E SERVIÇOS PÚBLICOS
Abertura e Revitalização do Calçadão tem Aprovação da População

A Prefeitura entregou dia 16/04 o novo calçadão à população itapolitana, sem a realização de qualquer ato cerimonial. O trecho da Rua Barão do Rio Branco, com 100 metros de extensão, entre as Avenidas Presidente Valentim Gentil e a Florêncio Terra, que antes era pedonal, agora divide espaço com a via de trânsito de veículos.

A Prefeitura entregou dia 16/04 o novo calçadão a população itapolitana, sem a realização de qualquer ato cerimonial. O trecho da Rua Barão do Rio Branco, com 100 metros de extensão, entre as Avenidas Presidente Valentim Gentil e a Florêncio Terra, que antes era pedonal, agora divide espaço com a via de trânsito de veículos.

A abertura do antigo calçadão teve início no mês de outubro do ano anterior e a previsão para a conclusão das obras era para dezembro daquele ano. Devido ao longo período de precipitação no final do ano e que se estendeu até os dois primeiros meses de 2010, resultou no atraso das obras. Outro fator que contribuiu para a demora, foi a necessidade de construção de galeria para captação de águas pluviais e a rede subterrânea de energia.

O novo calçadão vem sendo muito elogiado pela população, principalmente por parte dos comerciantes da região central que afirmam que a abertura de uma viela no calçadão viabilizou ainda mais o movimento de veículos e pessoas no centro, estimulando ainda mais o comércio.

Desenvolvido pelo Departamento de Engenharia da Prefeitura, o projeto de revitalização do calçadão é bastante moderno e um tanto funcional. Com pavimento hidráulico, feito com blocos de concreto colorido intertravado, deu um efeito estético muito bonito e oferece total segurança aos transeuntes pois é rústico e portanto, antiderrapante.

A nova viela permite o trâfego de um veículo de cada vez e possui áreas de recuos para o embarque e desembarque de pessoas e mercadorias. A iluminação é refletiva, o que torna o ambiente muito agradável e aconchegante aos usuários. Na base das palmeiras real, mantidas do projeto original, bem como os canteiros em anexo a praça da Igreja Matriz, foi executado uma nova jardinagem.

05/05/2010
Abertura e Revitalização do Calçadão tem Aprovação da População