19 OUT 2018
GOVERNO E ASSUNTOS ESPECIAIS
ITÁPOLIS COMEMORA 156 ANOS: CONHEÇA UM POUCO DESTA HISTÓRIA

O território do município de Itápolis é conhecido desde 1723, quando estiveram aqui os senhores Sebastião Sutil de Oliveira e o Padre Frutuoso da Conceição, a procura de ouro, nas imediações de Araraquara. Mas, é em 2 de maio de 1856 que acontece a compra da Fazenda Boa Vista, que mais tarde se tornaria o município de Itápolis. A cidade foi fundada por Pedro Alves de Oliveira em 20 de Outubro de 1862, com a doação ao patrimônio de, aproximadamente, 110 alqueires da Fazenda Boa Vista.

Depois de receber as denominações de Espírito Santo do Córrego das Pedras (1871), Boa Vista das Pedras (1891) e Pedras (1906), por meio da Lei 1.234 de 22/12/1910 a cidade passa a ter o nome de Itápolis; uma palavra híbrida formada por: ita "pedra", traduzida da língua tupi e polis "cidade" que vem do grego, formando Cidade das Pedras. O município possui dois distritos: Nova América, datada de 14 de dezembro de 1910 e Tapinas, criada em 28 de novembro de 1927.

Localizada no centro geográfico do Estado de São Paulo, Itápolis está situada num raio de 100 km das principais cidades do interior paulista, como Ribeirão Preto, Araraquara, São José do Rio Preto e Bauru. A cidade tem sua economia centrada na agricultura, possuindo mais de duas mil pequenas propriedades rurais, espalhadas pelos 996 quilômetros quadrados de sua extensão territorial.

Na economia agrícola, Itápolis se destaca no cultivo de milho, soja, limão, laranja, manga, melancia, goiaba, pimentão, e cana-de-açúcar. Além da agricultura, a cidade desponta como um crescente polo industrial na região pela proximidade de umas das principais vias de escoamento do Brasil: a Rodovia Washington Luis. A cidade tem indústrias de variados setores, com destaque para o ramo alimentício e de confecção, possuindo mais de 50 indústrias e cerca de 1,3 mil empresas de prestação de serviços.

Itápolis é referência nacional no setor da aviação civil por possuir uma das melhores escolas de formação de piloto da América Latina, que agora também é faculdade de Ciências Aeronáuticas, e um dos melhores Aeroclubes do país. O município é famoso por ser considerado, popularmente, como o lugar onde é fabricado um dos melhores sorvetes artesanais do país. Inclusive, dezenas de famílias itapolitanas já instalaram sorveterias em vários municípios do Brasil.

A cidade, cortada pelos rios São Lourenço e Ribeirão dos Porcos, é privilegiada pela qualidade de sua água, contando com 100% do abastecimento subterrâneo e conta com uma rede de distribuição de Gás Natural Comprimido (GNC), passando pelo município.

Itápolis realiza importantes eventos: Festa do Peão; Semana do Hortifruti e Festa do Pimentão; Encontro de Fuscas e Carros Antigos; Passeio Ciclístico; Encontro de Motoclubes e Festa Aviatória (Airshow), e, tem uma forte tradição em realizar festas nos Bairros Rurais, que reúnem a gastronomia local e apresentações artísticas.

Em Itápolis, é possível desfrutar das belezas naturais da área rural, onde temos também os Orquidários e áreas com queda de água, como “Paredão”, “Matãozinho” e “Salto da Onça”. Para os mais aventureiros, o município conta com trilhas rurais, que os itapolitanos já exploram com passeios de motos e veículos gaiolas.

No ano de 2018, no qual Itápolis completa 156 anos de emancipação política, a cidade conquistou o selo de Município de Interesse Turístico e passou a integrar um dos ramais do “Caminho da Fé”, que atrairá a passagem dos romeiros que seguem para Aparecida do Norte, num percurso de fé e reflexão.

Terra de um povo trabalhador e acolhedor, que sempre recebe muito bem todos os seus visitantes e agora está identificando-se com esta nova forma de movimentar a economia local, que trará mais desenvolvimento ao município e projetará, ainda, mais o nome de Itápolis.

Neste 20 de outubro, aniversário da cidade, a Prefeitura Municipal parabeniza todos os itapolitanos: os de nascimento e os de coração! Parabéns Itápolis!