20 DEZ 2016
DESENVOLVIMENTO SOCIAL
ADOLESCENTES RECEBEM CERTIFICADO DE PARTICIPAÇÃO DAS OFICINAS DO CRAS

Teatro, Dança, Manicure, confecção de artesanato em Biscuit foram tema das aulas durante 2016

Na noite desta segunda-feira (19) aconteceu a entrega de certificados para os adolescentes do município que participaram das Oficinas de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, através das aulas de Teatro, Dança, Manicure e Biscuit. As atividades aconteceram ao longo do ano no CRAS – Centro de Referência e Assistência Social de Itápolis, órgão que integra os trabalhos da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social da Prefeitura de Itápolis.

Antecedendo a entrega dos certificados, ocorreram as apresentações culturais de dança e teatro preparadas pelos professores e alunos das Oficinas. Durante a cerimônia de entrega dos certificados foram exibidos vídeos que explicavam quais são os serviços oferecidos pelo CRAS, por meio de reuniões, oficinas, cursos e parcerias e outras filmagens mostravam como foi desenvolvido cada curso, incluindo depoimentos das pessoas que participaram e compartilharam a importância do aprendizado em suas vidas.

Conhecendo o CRAS

O CRAS – Centro de Referência de Assistência Social de Itápolis desenvolve o trabalho de proteção social básica do SUAS, que tem por objetivo prevenir a ocorrência de situações de vulnerabilidade e riscos sociais. Para isso, o CRAS realiza reuniões, oficinas, cursos e parcerias para auxiliar as pessoas a descobrirem uma possibilidade de mudar suas vidas em busca da autonomia. Neste caminho elas encontram novas motivações em suas vidas melhorando sua autoestima.

Dentro deste propósito, o CRAS desenvolve um trabalho com as famílias por meio do PAIF - Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família e do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo, realizando o acompanhamento familiar, individual ou em grupos, visando fortalecer as famílias, para prevenir a ruptura dos seus vínculos.

Para dar mais dinâmica ao trabalho, esses encontros são feitos através das Oficinas de Convivência e Fortalecimento de Vínculos como, por exemplo, o Grupo de Gestante, Grupo Brincar com crianças de 03 a 06 anos de idade, Grupo Fazendo Arte - que inclui as aulas de dança, teatro e manicure Biscuit– realizado com adolescentes de 11 até 16 anos e o Grupo de Idosos. Essas reuniões acontecem semanal ou quinzenalmente.

No CRAS ocorrem também as reuniões com os beneficiários dos programas de Transferência de Renda, como o: Descumprimento das Condicionalidades do Bolsa Família; Renda Cidadã e Ação Jovem.

Outra forma possibilitada pelo CRAS para auxiliar na busca da autonomia é a realização dos Cursos Profissionalizantes de: Costura Reta Industrial, Bordado Industrial, confecção de bichinho de pelúcia. Cabeleireiro e Assistente de Cabeleireiro, Manicure e os de Artesanato: Pintura em Tecido, Biscuit e Cestaria.

Outra importante ação de trabalho do CRAS são as parcerias que foram firmadas com: CEC - Fundecitrus (Centro de Educação Complementar), CRI (Centro de Referência do Idoso), Patrulha Mirim através do Projeto Jovem Aprendiz, SENAC, Time do Emprego e Escola da Beleza.

Como podemos constatar, o CRAS funciona como um meio para as pessoas evoluírem, acreditarem nelas mesmas e terem a oportunidade para mudar de vida.

CLIQUE E CONFIRA TODAS AS FOTOS DA CERIMÔNIA:

20/12/2016
ADOLESCENTES RECEBEM CERTIFICADO DE PARTICIPAÇÃO DAS OFICINAS DO CRAS