Profissionais de Saúde do PSF e UBS do Jardim 2000 e de Tapinas e Nova América atenderam a população
Terça-feira, 1º de dezembro, foi o Dia Mundial de luta contra a AIDS, e, em Itápolis as equipes da Secretaria de Saúde que trabalham nos PSFs e UBSs do Jardim 2000 e nos distritos fizeram a diferença com as ações especiais realizadas no Jardim Esperança, no salão paroquial de Tapinas e na escola estadual de Nova América.A equipe de profissionais da UBS e PSF do 2000 realizaram no Jardim Esperança I, o último dia da campanha "Fique Sabendo", onde foram feitos, além do teste rápido de HIV e Sífilis, testes de glicemia e pressão arterial, pesquisa de tuberculose (BK), teste antropométrico (pesagem), avaliação clínica médica de adultos e crianças e avaliação nutricional da população que compareceu, em grande número, e que pôde receber orientações sobre prevenção e redução de riscos.
Os profissionais que estiveram presentes, fazendo os testes e esclarecendo as dúvidas dos moradores foram: os médicos Dr. Hermes Lavrini Neto, Drª. Vivian Cavicchiolli Almeida, os enfermeiros Marçal Augusto Garcia e Elaine Dias Gomes, a nutricionista Monique Ferreira Quidiquimo, os técnicos em enfermagem Sebastião Aparecido Silva, Daniela de Favere e Clarissa Domingos de Oliveira, o atendente administrativo Leonardo Otremba e os agentes comunitários Adriana do Carmo Reggiani, Aline dos Santos Faracco, Alessandra Rosa Menezes, Letícia Carla de Souza e Rossines Maria Mota.
Já em Tapinas foram realizados os testes rápidos de HIV e Sífilis, pela equipe da Unidade Básica de Saúde do distrito, composta pela seguinte equipe: a enfermeira Francislaine Fabiana de Oliveira, a técnica em enfermagem Simone Celestino e a médica Drª. Rosângela dos Santos, que atenderam a população no salão da igreja do Senhor Bom Jesus. A população do distrito aprovou a iniciativa diferenciada.
Em Nova América a nova médica do PROVAB, Drª. Vanessa Matulaitis Ratuchenei, que está atendendo a população do distrito, teve a iniciativa de realizar uma palestra sobre o tema da AIDS na Escola Estadual “Pedro Mascari”.
Para a secretária de Saúde, Juliana Polaco Roberti, é imprescindível ressaltar que a luta para coibir a transmissão da AIDS é contínua. Ações preventivas são realizadas durante todo ano, contando com a disponibilização gratuita de testes de sorologia para HIV e teste rápido de HIV com o resultado que ficam prontos em 15 minutos, e, em todas as UBSs do município.
Testes realizados em Itápolis
Testes emTapinas
PalestraemNova América