21 MAI 2020
AÇÕES DE COMBATE À DENGUE DE 18 A 22/05

O município de Itápolis registrou, até 18 de maio, 1571 casos de dengue confirmados e uma morte por dengue hemorrágica confirmada. Éimportante que todos entrem nesta guerra contra o mosquito Aedes Aegypti junto com a Prefeitura Municipal, para que novos registros da doença não continuem ocorrendo.

AÇÕES DE COMBATE À DENGUE EM ANDAMENTO

Semana de 18 a 22 de Maio

Nebulização Costal - Jardim Dois Mil e Jardim São Lucas I e II

Bloqueio de Criadouros -Jd. Paulistano, Jd. Paineiras 1 e 2, Jd. Santa Mônica, Jd. Karina e Jd. Iracema.

Pedimos a colaboração de toda população para receberem as equipes da prefeitura, para juntos acabarmos com a dengue em Itápolis. A orientação é para que todos aproveitem este período de quarentena contra o Coronavírus para vistoriar seus quintais, eliminando todos os criadouros do Aedes aegypti.

AÇÕES DE COMBATE À DENGUE

Entre as principais ações que estão sendo realizadas para combater a dengue no município estão:

Nebulização Costal (aplicação de inseticida com bomba costal, utilizada por um agente de combate às endemias que entra dentro dos imóveis)

Bloqueio de Criadouros (orientação e identificação de focos do mosquito para eliminá-los)

Mutirão de Recolhimento de Criadouros

Fumacê (aplicação de inseticida com bomba instalada em um veículo)

Limpeza de imóveis com grande acúmulo de criadouros

Orientação em escolas sobre as medidas necessárias para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti

JUNTE-SE A NÓS NESTA LUTA CONTRA DENGUE!

DICAS PARA COMBATER O MOSQUITO

▶️Todo dia é dia de lutar contra dengue:

Mantenha caixas d’água bem fechadas

Remova galhos e folhas de calhas

Mantenha garrafas de vidro e latinhas de boca para baixo

Acondicione pneus em locais cobertos ou leve até o Ecoponto

Não deixe brinquedos pelo quintal, para não acumular água

Verifique as vasilhas de água dos animais

Verifique ralos, especialmente de áreas menos utilizadas

Confira o reservatório de água da geladeira

Encha pratinhos de vasos com areia até a borda ou lave-os uma vez por semana

Não deixar água acumulada sobre a laje

Lave, semanalmente, com água e sabão tanques utilizados para armazenar água

Coloque o lixo em sacos plásticos dentro de lixeiras fechadas

Feche bem os sacos de lixo e não deixe ao alcance de animais

Coloque areia nos cacos de vidro de muros ou cimento

Não deixe água acumulada em folhas secas e tampinhas de garrafas

Vasos sanitários externos devem ser tampados e verificados semanalmente

Limpe sempre a bandeja do ar condicionado

Lonas usadas para cobrir materiais de construção, devem estar sempre bem esticadas para não acumular água

Faça sempre manutenção de piscinas

REGISTRO DE DENGUE

Não se esqueça de comunicar uma UBS (Unidade Básica de Saúde) se tiver a confirmação de que está com dengue, mesmo que tenha passado por atendimento particular ou no Pronto Socorro, porque com base nestes registros é que o Controle de Vetores planeja sua rotina de trabalho pelos bairros da cidade.

REPELENTE NATURAL CONTRA O AEDES AEGYPTI

Um excelente repelente caseiro contra o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika vírus, chikungunya e febre amarela urbana é o de cravo-da-índia, podendo ser usado por adolescentes e adultos, incluindo mulheres grávidas. Muito utilizado por pescadores, o cravo da índia é rico em óleo essencial e eugenol, uma propriedade inseticida que afasta mosquitos, moscas e formigas. Veja a receita:

• 500 ml de álcool de cereais;

• 10 g de cravo-da-índia;

• 100 ml de óleo de amêndoas, mineral ou outro qualquer.

Coloque o álcool e o cravo da índia num frasco escuro com tampa ao abrigo da luz por 4 dias. Mexa esta mistura 2 vezes por dia, de manha e à noite. Coe e junte o óleo corporal, agitando ligeiramente. Coloque o repelente num recipiente spray e aplique na pele diariamente.

Como usar o repelente caseiro:

Pulverize o repelente caseiro em toda região do corpo exposta ao mosquito, como braços, rosto e pernas. Reaplique o repelente sempre que praticar esporte, suar, ou molhar-se. O tempo de duração do repelente na pele é de 3 horas, após este período deve ser reaplicado em toda área da pele sujeita a picadas.

Outra orientação importante é pulverizar este repelente também por cima das roupas, porque o ferrão do mosquito pode atravessar tecidos muito finos, chegando à pele.

NÃO TEM OUTRO JEITO PARA VENCER ESTA BATALHA: A ARMA MAIS EFICAZ É A PREVENÇÃO!

ENTRE NESSA LUTA COM A PREFEITURA DE ITÁPOLIS!