31 OUT 2017
GOVERNO E ASSUNTOS ESPECIAIS
EDUCAÇÃO DE QUALIDADE E GRATUITA: ITÁPOLIS É CLASSIFICADA PARA TER UM POLO DA UNIVESP

Depois de ter participado do Chamamento Pública para abertura de Polos, Itápolis foi confirmada como uma das cidades classificadas para sediar a Universidade Virtual do Estado de São Paulo – UNIVESP. A confirmação está no site da Universidade, onde constam os demais municípios selecionados.

“Essa é uma importante conquista, porque a educação é o melhor caminho para o desenvolvimento humano e da própria cidade. A conquista de um polo de ensino superior, de qualidade e gratuito, também foi possível por meio do empenho do deputado federal Chico Sardelli que nos auxiliou neste trabalho”, disse o vice-prefeito.

O ensino superior à distância (EAD) da UNIVESP contará com aulas presenciais ministradas a cada 15 dias por professores altamente graduados, docentes da USP, UNESP e UNICAMP e Centro Paula Souza e aulas online. Os cursos que serão disponibilizados para Itápolis estão sendo definidos pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, responsável pela expansão da Universidade Virtual. “Com a implantação da UNIVESP facilitaremos o acesso à formação de nível superior para os itapolitanos, que não precisarão sair da cidade para ter uma formação de alta qualidade”, destacou o prefeito.

A Prefeitura disponibilizará um prédio público para ser o Polo da UNIVESP em Itápolis, onde os estudantes poderão contar com uma estrutura de computadores conectados a internet para realizarem seus estudos, caso o aluno da Universidade não tenha acesso aos meios virtuais. Agora os demais trâmites administrativos necessários serão providenciados, para que no início de 2018 o vestibular seja realizado.

“O ensino a distância é um importante recurso de transformação social, porque aluno pode fazer seu horário e estudar pela internet, podendo conciliar sua rotina com a formação acadêmica”, pontuou o vice-prefeito.

UNIVESP

A UNIVESP é uma universidade pública, exclusivamente, voltada para a Educação a Distância (EAD), que foi criada em 2012 com o propósito de colocar a tecnologia a serviço da educação e, assim, contribuir com a universalização da excelência do Ensino Superior no Brasil. O primeiro vestibular aconteceu em 2014. Hoje, além dos cursos de graduação, também é oferecido cursos de especialização para a formação docente no ensino mediado pelas tecnologias.

A UNIVESP é uma instituição de Ensino Superior mantida pelo Governo do Estado de São Paulo e vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, com credenciamento como universidade pelo Conselho Estadual de Educação e pelo MEC.