31 AGO 2017
SAÚDE
DIMINUIÇÃO DO USO DE PSICOTRÓPICOS, EM CRIANÇAS E ADULTOS, É DISCUTIDA POR MÉDICOS E PSICÓLOGOS DA REDE MUNICIPAL

Com objetivo de debater a importância da interação entre médicos e psicólogos no processo de diminuição do uso de psicotrópicos em crianças e adultos, os profissionais da área que integram a rede municipal se reuniram no dia 29 de agosto. O encontro realizado no CEMAIA (Centro Municipal de Atenção à Infância e Adolescência) reuniu psicólogos do CEMAIA, CAPS e das UBSs e médicos integrantes do Programa Mais Médicos que trabalham no município.

Para Adriana Pinheiro de Freitas, psicóloga do CEMAIA, é muito importante discutir esse tema entre os profissionais da saúde. “Objetivamos oferecer o aumento da qualidade de vida, desde que o caso do paciente em questão seja bem avaliado, considerando os prós e contras da diminuição do uso de medicamento. Quando o processo de “desmedicalização” for indicado deve ser acompanhado, uma vez que a pessoa passa a apropriar-se de si mesma, pelo autoconhecimento promovido na psicoterapia e, consequentemente, assume em suas escolhas uma atitude de enfrentamento. Para tanto, faz-se necessário que haja apoio múltiplo de diversas áreas da rede de atendimento”, explicou a psicóloga.

O CEMAIA é um importante serviço da Secretaria Municipal de Saúde disponibilizado aos itapolitanos de todas as idades, para o tratamento adequado da saúde mental.