28 SET 2017
GUARDA CIVIL MUNICIPAL
DEPARTAMENTO DE TRÂNSITO REALIZA CAMPANHA “CUIDADOS NA PORTA DA ESCOLA”

Guarda Civil Municipal, Secretaria de Educação e Polícia Militar trabalham em conjunto neste projeto de conscientização das crianças

Antenados com o Dia Nacional do Trânsito, comemorado no dia 25 de setembro, o Departamento Municipal de Trânsito, em parceria com a Guarda Civil Municipal, Secretaria de Educação e Polícia Militar, iniciou a campanha “CUIDADOS NA PORTA DA ESCOLA”. Na primeira etapa estão sendo ministradas palestras em escolas públicas e particulares e num segundo momento os professores desenvolverão trabalhos em sala de aula, por meio dos quais os alunos expressarão sua percepção sobre o trânsito, que resultará na elaboração de uma notificação educativa para os motoristas.

Segundo o diretor de Trânsito de Itápolis o principal foco desta campanha é desenvolver a conscientização sobre os cuidados básicos de segurança no trânsito na porta da escola, seja como pedestre, ciclista ou passageiro de algum tipo de transporte. “Nosso objetivo é ensinar atitudes de respeito, precaução e responsabilidade no trânsito”, frisou.

A campanha está dividida em fases, que acontecem entre os dias 25 de setembro a 11 de outubro:

De 25 a 29 de setembro - 1ª fase: Distribuição de panfletos nas escolas, para que os professores possam ensinar noções básicas de segurança no trânsito. Nesta semana a GCM ministrará palestras educativas sobre o tema nas escolas.

De 02 a 06 de outubro - 2ª fase : Após a abordagem dos temas, os professores realizarão trabalhos com as crianças, de acordo com cada faixa etária, utilizando as temáticas apontadas pelos alunos em relação a realidade do trânsito percebida por eles. Os trabalhos serão apresentados em forma de desenhos, dissertações, frase ou crônicas. Após a conclusão, os professores escolherão 2 trabalhos por sala de aula, que serão encaminhados ao Departamento de Trânsito.

De 09 a 11 outubro - 3ª fase: O material selecionado será usado para elaboração de uma Notificação Educativa que, posteriormente, será enviada aos proprietários de veículos de Itápolis.

“No final desta campanha o Departamento de Trânsito conseguirá ter um diagnóstico da realidade vivenciada pela criança no trânsito. Com isso, teremos dados para elaborar novos projetos de conscientização, direcionando nossos esforços, sejam em novas campanhas educativas, investimentos em sinalização ou intensificação na fiscalização de trânsito”, concluiu o diretor.

28/09/2017
DEPARTAMENTO DE TRÂNSITO REALIZA CAMPANHA “CUIDADOS NA PORTA DA ESCOLA”