A ICS (Instância de Controle Social) realizou na manhã do dia 19 de março, nas dependências do CRAS, a Reunião Extraordinária com os membros do Conselho do “Bolsa Família”, com a Presidente do Conselho, a Gestora do Programa e representantes das Escolas Municipais e Estaduais. Durante a reunião, a Presidente do Conselho e Operadora Master do “Projeto Presença” fizeram orientações sobre o programa, onde é coletado os dados da frequência escolar que é uma condicionalidade para ser beneficiado pelo “Bolsa Família”. Participam do projeto crianças e adolescentes entre 6 e 15 anos, devidamente matriculados e com frequência escolar mensal mínima de 85% das aulas, já os estudantes de 16 e 17 anos devem ter frequência de, no mínimo, 75%.
A Assistente Social do CRAS e Membro do Conselho, responsável pelo acompanhamento da família em descumprimento desta condicionalidade também esclareceu sobre a importância do trabalho como ferramenta para investigar a ausência das crianças na Escola e orientar a família.
Ao final da reunião, a Gestora do “Bolsa Família” explanou sobre os critérios do programa e se colocou à disposição para elucidar dúvidas, e trabalhar em cooperação com as políticas públicas do município para fazer com que o Programa Bolsa Família do município tenha uma gestão cada vez mais eficaz e transparente.
É importante informar a população que caso alguém saiba de pessoas que estão recebendo indevidamente o “Bolsa Família”, podem denunciar o caso na Secretaria de Desenvolvimento Social ou anonimamente pelo telefone 16 3262-8195.
Representantes de escolas participam da reunião
Gestora do Bolsa Família explando sobre os trabalhos realizados