Em Itápolis a vacinação contra a febre amarela continua sendo realizada em todas as salas de vacinas do município, localizadas nos seguintes locais e respectivos horários:
• Centro de Saúde - todos os dias, A partir das 7h.
• UBS Dr. Paulo Brasil (Jardim Redenção) - segunda e quarta- feira, a partir das 7h.
• UBS Tapinas - terça e quarta-feira, das 9h às 15h.
• UBS Jacy Tucci (Vila Santos) - quinta-feira, a partir das 7h.
A coordenadora da Vigilância Epidemiológica do município, Alaíde Cunha disse que as orientações da Secretaria Estadual da Saúde são para que seja dada atenção especial em relação à vacinação contra a febre amarela para quem mora em Zona Rural (chácaras, sítios, fazendas) e para quem frequenta ranchos, pesque pague, costuma pescar ou que se desloque para qualquer local onde tenha “mato”. “Nossas equipes já têm trabalhado neste sentido. Inclusive, ano passado fizemos a vacinação, visitando aos sábados a zona rural”, explica.
A vacina contra a febre amarela é aplicada a partir dos 9 meses de idade em todo território nacional, nas pessoas que moram ou viajam para áreas de risco para a doença. Desde 2009 o município de Itápolis - assim como todos os municípios da Regional de Saúde de Araraquara - foi definido como área de risco para febre amarela. Desde então, a vacinação foi incluída no Calendário Vacinal de Rotina do município a partir de nove meses de idade.
Quem ainda não se vacinou não deve visitar a zona rural ou qualquer outro local de mata. Caso isso ocorra, deve usar roupa de manga comprida, incluindo calça, e repelente.
No Brasil, embora não se registrem casos de febre amarela de transmissão urbana desde 1942, a ocorrência recente de casos e surtos da doença transmitida por mosquitos silvestres nas regiões sul, sudeste e centro-oeste próximo a centros urbanos com abundância do mosquito Aedes aegypti, pode propiciar reurbanização da doença, o que é muito preocupante! A maior parte do território brasileiro é atualmente área de recomendação para vacinação de rotina.
Considerando todas essas informações, a Vigilância Epidemiológica reforça a importância da vacinação contra a febre amarela para todos os cidadãos a partir de 9 meses de idade. Lembrando que desde abril de 2017 o Ministério da Saúde orienta dose única contra a febre amarela.
NÃO PODEM TOMAR A VACINA CONTRA A FEBRE AMARELA:
- Crianças menores de 9 meses
- Pessoas portadoras de câncer
- Pacientes em quimioterapia e radioterapia
- Transplantados de órgãos sólidos e medula óssea
- Pessoas em uso de corticóide
- Pessoas infectadas pelo vírus HIV
- Pessoas em uso dos seguintes medicamentos: Azatioprima, Ciclofosfamida, Infliximabe, Etanercept, Golimumabe, Certolizumabe, Abatacept, Belimumabe, Ustequinumabe, Canaquinumabe, Tocilizumabe, Ritoximabe.
- Pessoas com miastenia gravis
- Pessoas com Timoma ou Timectomia (retirada do Timo)
- Pessoa com Lúpus
- Pessoas com Doença de Addison
- Pessoas com artrite reumatóide
- Gestante
- Alergia grave (choque anafilático) a algum componente da vacina ou ovo
- Mulheres amamentando crianças menores de 6 meses
- Imunodeficiência
- Doenças autoimune
Imprensa Prefeitura de Itápolis