O câncer de mama, o tipo mais comum entre as mulheres, motiva a realização de campanhas de conscientização durante o mês de outubro, que são fundamentais para discutir o problema e orientar sobre a detecção da doença. O Outubro Rosa de Itápolis já tem programação definida pela Secretaria Municipal de Saúde para as mulheres itapolitanas terem horários diferenciados - incluindo sábados e períodos noturnos - para receber atendimento.
Nestes dias as equipes de saúde também farão várias orientações sobre a importância da prevenção na saúde da mulher. Confira a Programação:
• UBS Tapinas - 02 e 09 /10 - 16h às 20h e 27/10 - 8h as 14 h.
• UBS Nova América - 02 e 04/10 - 16h às 20h.
• Centro Saúde e UBS Redenção - 06 e 27 /10 (Sábado) - 7h às 13h.
• Centro Saúde e UBS Redenção - 09, 16, 23 e 30 (Terça-feira - Período Diferenciado) - 17h às 20h.
• Zumba Solidária na sede do Lions - 27/10 - às 19h30 - Contribuição de R$ 10,00, que será revertido ao Grupo São Peregrino.
• Palestras:
- Prevenção do Câncer Mamário -08/10 -19h30 - Sede do Rotary -MastologistaDr. Osmar Ricardo Innocente.
- Prevenção do Câncer do Colo de Útero -24/10 - 19h30 -Sede do Rotary - Ginecologista/ObstetraDra. Livia Caroline Itao Soares.
Haverá orientação nas salas de espera para as mulheres reconhecerem os sintomas do câncer de mama, caso seja relatado algum problema a equipe de enfermagem encaminhará as mulheres com menos de 49 anos ao ginecologista que fará a solicitação de uma mamografia. Já as mulheres a partir dos 49 anos, devem procurar a enfermagem da UBS para agendar a mamografia. Também, neste período especial, será realizado o exame preventivo de colo do útero (Papanicolau), nas mulheres de 16 a 55 anos de idade, com o método de Citologia de Base Líquida do hospital de Barretos. É necessário apresentar RG, CPF e Cartão SUS.
Estas importantes ações serão realizadas pela Secretaria de Saúde com apoio do NASF, Grupo São Peregrino, Rotary Club, Casa da Amizade, Lions Club e Tiro de Guerra de Itápolis.
Mulheres: procurem uma Unidade de Saúde, façam os exames: quanto mais cedo pudermos diagnosticar um problema de saúde, mais fácil será a recuperação e melhor será sua qualidade de vida!
Imprensa Prefeitura de Itápolis