Foi concluído no início desta semana os trabalhos de recapeamento da estrada vicinal Teodolinda Benaglia ou Via Itápolis/Nova América. As melhorias desta e de outras vicinais foram reivindicadas pelo Chefe do Executivo itapolitano junto ao Governo Estadual, através do Programa Pró-Vicinais da Secretaria dos Transportes do Estado de São Paulo, tendo sido contemplado o município com quase uma dezena de melhorias em vicinais pavimentadas ou não.
A vicinal que há muito tempo necessitava de recuperação efetiva, oferecia risco constante de acidentes e inúmeros prejuízos materiais, resultantes da degradação da malha com a ação do tempo e as infiltrações da mesma com a retenção das águas pluviais.
A recuperação da Via Teodolinda Benaglia, nos seus 18 quilômetros de extensão, passou por compactação do solo e eliminação dos desníveis nos trechos comprometidos, construção de canaletas e caixas coletoras de enchurradas às margens da pista e o recapeamento asfáltico de 3,5 centímetros de espessura. A vicinal recebeu nova sinalização de solo e área, com placas fluorecentes de advertência e orientação aos usuarios.
ANTES
Placa das obras de recapeamento e melhorias da vicinal
Placa com o nome da vicinal Itápolis-N.América
Acúmulo de água e degradação da pista nas imediações do Clube de Campo
Trecho da vicinal em estado precário
Buracos e desníveis - riscos de acidentes constantes
DEPOIS
Vicinal recuperada - Saída do Clube de Campo
Visível qualidade do recapeamento da vicinal
Vicinal Itápolis-N. América - entrada do Bairro do Lajeado Velho
Sinalização em toda a extensão da estrada