05 SET 2017
GOVERNO E ASSUNTOS ESPECIAIS
COM AÇÃO INÉDITA EM ITÁPOLIS, PROJETO “PREFEITURA NO SEU BAIRRO” FOI INICIADO PELO JARDIM SILVEIRA

A gestão do Executivo Municipal de Itápolis iniciou no sábado, dia 2 de setembro, um trabalho inédito na cidade: o projeto “Prefeitura no Seu Bairro”. Com a proposta de estar perto da população para ouvir seus anseios, prestar orientações, realizar serviços de saúde e infraestrutura e projetar um diagnóstico com dados obtidos durante a visita aos moradores, o trabalho foi iniciado pelo Jardim João Batista da Silveira.

“Este levantamento nos auxiliará a definir as novas políticas públicas para cidade, de acordo com as necessidades de cada bairro. A opinião da população é muito importante para nossa gestão”, pontuou o prefeito, que participou do primeiro dia do projeto junto com vice-prefeito, secretários municipais, servidores municipais, vereadores e integrantes do SAAEI.

Enquanto os cidadãos eram ouvidos, equipes da Prefeitura realizam serviços no bairro, como: Operação Tapa-Buracos; Construção de Sarjetão, Plantio de Árvores, Limpeza de Áreas Públicas, Revitalização da Área de Lazer (parquinho e quadra de areia), Exame Papanicolau; Testes de Glicemia, Orientação Médica; Dicas de Combate ao Aedes Aegypti; Levantamento de dados sobre participação em Programas Sociais e do número de pessoas empregadas ou que estejam empreendendo; Entrega de sementes para cultivo de horta; Verificação da Regularidade dos imóveis; Apresentação das modalidades culturais e esportivas disponibilizadas pela Prefeitura; entre demais trabalhos desenvolvidos para auxiliar a população a ter mais qualidade de vida, concretizando uma gestão participativa, na qual a população é ouvida e interage com a Administração Municipal.

“Aprovei o projeto, porque o bairro foi lembrado depois de muito tempo abandonado. Isso gera uma expectativa positiva para os moradores”, disse a moradora Isabel Borges. Seu Joaquim de Oliveira, que também reside no Silveira contou que estava esperando tudo começar desde que ouviu falar do projeto, porque achou que isso traria melhorias para o bairro.

Os serviços de revitalização da infraestrutura do Jardim Silveira e os levantamentos nos mais de 250 imóveis do bairro continuam sendo realizados durante o decorrer deste mês de setembro. O “Prefeitura no Seu Bairro” só seguirá para outras localidades depois da conclusão dos trabalhos no Silveira.

De acordo com o prefeito os próximos bairros a serem atendidos são: Jardim do Sol, São Lucas, Jardim 2000 e São Benedito. “Este é um projeto que se estenderá a todas as regiões da cidade, para no final termos um diagnóstico completo do município”, explicou o vice-prefeito.

Quem também esteve presente no lançamento deste programa de gestão participativa, foi o deputado estadual Marco Vinholi, autor da emenda parlamentar de R$ 150 mil, destinada para o recapeamento de 2 ruas do Jardim Silveira: Rua José Ferreira e Rua Emilio Anselmo de Souza. Por isso, essas ruas não serão incluídas na Operação Tapa Buracos.

O deputado esteve no bairro para conferir a urgência da realização do recape nas referidas ruas e explicou que ainda será necessário aguardar o prazo dos trâmites legais para efetivação do serviço. Vinholi também falou sobre o projeto iniciado no bairro: “estar com a população é muito importante e demonstra que também é preciso não governar só do Gabinete”.

O projeto foi bem iniciado avaliou o prefeito: “queríamos mostrar com a presença de toda nossa equipe e que estamos empenhados em realmente resolver os problemas dos bairros, quebrando a barreira do distanciamento entre prefeito, secretários e o povo”.

O servidor municipal Eud dos Santos, que participou dos trabalhos no Silveira, expressou sua percepção sobre o projeto: “para a população saber que seu pedido será levado ao conhecimento da Administração Municipal, já é um motivo de esperança de que sua vida vai melhorar. Trabalhei com a Secretaria de Educação levantando dados sobre frequência escolar das crianças, satisfação da merenda, uniforme e transporte e perguntando a jovens e adultos se gostariam de concluir os estudos. “Ainda tinha um campo, entre as perguntas, para sugestões e reclamações, acredito que é importante para as pessoas poderem expressar sua opinião para gestão municipal”, finalizou.

05/09/2017