A hepatite é uma inflamação do fígado que compromete seu funcionamento normal. Pode ser causada por vírus, bactérias, álcool, drogas e alguns medicamentos. As hepatites causadas por vírus são as mais comuns sendo as mais importantes no nosso meio a Hepatite A, Hepatite B e Hepatite C. Na maioria dos casos não existem sintomas específicos e essas doenças passam despercebidas. Em alguns casos podem ocorrer fadiga, falta de apetite, enjôo, vômito, urina escura, pele e olhos amarelados (icterícia), fezes esbranquiçadas, dor abdominal.
O diagnóstico é feito por meio de exames de sangue específicos para a identificação do tipo de vírus que causou a hepatite.
HEPATITE B
As formas de transmissão mais importantes do Vírus da Hepatite B no nosso meio são:
- Por relações sexuais, sem uso de preservativo, com pessoas portadoras do Vírus da Hepatite B.
- Pelo contato com sangue de pessoas portadoras do Vírus da Hepatite B através do compartilhamento de objetos como seringa e agulha, alicates de cutícula, aparelho de barbear, escova de dente.
- Realização de tatuagem e colocação de piercing sem os devidos cuidados de manipulação e esterilização do material.
Atualmente o sangue utilizado para transfusão é controlado, não sendo esta uma fonte de transmissão.
Como prevenir a hepatite B?
- A Hepatite B é uma doença que pode ser evitada com vacina! Todas as crianças, a partir do nascimento, e adolescentes até 24 anos devem receber o esquema de três doses da vacina contra a Hepatite B. Lembrar que são necessárias as três doses para a proteção contra a doença.
- Usar preservativo em todas as relações sexuais.
- Não compartilhar objetos como seringas e agulhas, aparelho de barbear, escova de dente, alicate de cutícula e outros materiais cortantes.
- Utilizar material descartável e observar as medidas de higiene nos locais de colocação de piercing e realização de tatuagem.
HEPATITE C
As formas de transmissão mais importante do vírus da Hepatite C são:
- Contato com sangue de pessoas portadoras do vírus da Hepatite C através do compartilhamento de objetos como seringa e agulha, alicates de cutícula, aparelho de barbear, escova de dente, realização de tatuagem e colocação de piercing sem os devidos cuidados de manipulação e esterilização do material.
- Atualmente a principal forma de transmissão da Hepatite C é pelo uso de drogas, tanto injetáveis como por inalação.
- Através de relações sexuais, sem uso de preservativo, com pessoas portadoras do vírus da Hepatite C.
Como prevenir a Hepatite C?
- Não existe vacina contra a Hepatite C.
- Não compartilhar objetos como seringas e agulhas, aparelho de barbear, escova de dente, alicate de unha ou outros objetos cortantes.
- Utilizar material descartável e observar as medidas de higiene nos locais de colocação de piercing e realização de tatuagem.
- Não compartilhar seringas, agulhas ou outros materiais como canudos para uso de drogas.
- Usar preservativos em todas as relações sexuais.
OBS: pessoas que receberam transfusão de sangue antes de 1993 possuem risco de ter adquirido a Hepatite C e devem procurar orientação médica.