A qualificação é um dos melhores caminhos para evolução profissional e foi justamente isto que o CRAS – Centro de Referência de Assistência Social proporcionou através do curso de cabeleireiro do programa do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo, Escola da Beleza. Com este projeto de qualificação, vinte pessoas puderam se tornar cabeleireiros e a formatura aconteceu na última semana.
O prefeito José Luis Kawachi, a primeira dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade Elaine de Lucas Kawachi, o secretário de Desenvolvimento Social Antônio Roberto Puzzi e a coordenadora do CRAS, a assistente social Celia Regina Romanini Pavan fizeram a abertura do evento de entrega dos certificados aos alunos, ressaltando a importância de buscarem o conhecimento como instrumento de transformação.
O curso foi desenvolvido durante dois meses, de segunda à sexta-feira, com carga horária de três horas, foi realizado em uma das salas do CRAS que foi adequadamente montada como um salão de beleza.
Participar da Escola da Beleza ajudou Célia Aparecida da Silva a conquistar a liberdade financeira e a superar uma depressão. “Comecei o curso muito deprimida pela morte do meu irmão, queria estar com outras pessoas e terminei o curso de bem com a vida e com um salão de beleza montado em casa que está me ajudando muito”, comemorou Célia.
O CRAS desenvolve cursos em outras áreas como artesanato e costura, além das orientações feitas pelas psicólogas e assistentes sociais, para as famílias que participam dos programas de transferência de renda e de outros programas sociais.“Buscamos dar instrumentos para que as pessoas hoje assistidas pelos projetos sociais conquistem sua independência e se tornem autônomas”, resume a coordenadora do CRAS.
Célia aluna que compartilhou sua experiência com o curso