Reivindicação do prefeito e do vereador Avelino Cunha, que estiveram em Brasília, foi respondida com previsão de efetivação dos programas para o municípiono início de 2016
O prefeito José Luis Kawachi e o vereador Avelino Cunha (PT) fizeram uma viagem muito produtiva a Brasília na terça-feira (25). Os representantes do Executivo e Legislativo itapolitano estiveram no Ministério da Saúde, onde o vereador havia conseguido agendar reuniões, mediadas pelo deputado federal Nilto Tatto (PT).Chegando ao Ministério o prefeito e vereador, foram recebidos pelo ministro Arthur Chioro, que os encaminhou para as coordenadorias dos programas Mais Médicos e PSF (Programa Saúde da Família). De acordo com o prefeito eles obtiveram a confirmação de que Itápolis deve receber, nos primeiros meses de 2016, sete médicos que atenderão na atenção básica.
Na coordenadoria do programa Mais Médicos, a informação repassada pelo coordenador Cristiano Oliveira esclarece que um edital será lançado no início do próximo ano para ampliação do programa e Itápolis integra a lista de municípios que serão atendidos. Com a presença do prefeito, a cidade formalizou seu interesse pelo programa, onde já estava cadastrada.
No Programa Saúde da Família (PSF), o coordenador Diogo Ferreira Lima da Silva informou que há registro de seis unidades cadastradas para Itápolis, que devem sair no mesmo cronograma do Mais Médicos, já que as ações são integradas. “Os médicos destinados para o município estão vinculados aos PSFs”, explica o prefeito.
Para isso, a responsabilidade do município é apresentar um diagnóstico da saúde local. No caso dos PSFs, Itápolis deve também preparar as equipes de agentes comunitários, enfermeiros e demais profissionais, com exceção dos médicos.
De acordo com o Avelino a ida a Brasília foi imprescindível, pois o mero cadastramento na internet não garantiria a efetivação dos programas. “É preciso mostrar interesse e comprometimento do município para com os programas do Ministério da Saúde”, afirmou o vereador.
Recursos para a Santa Casa também estiveram na pauta dos pedidos feitos em Brasília, porém a dificuldade para receber estes repasses, devido à ausência das certidões de regularidade, que o hospital acumula há vários anos, dificulta a liberação de novas verbas.
Aproveitando o encontro com Nilto Tatto em Brasília, o prefeito solicitou o empenho do deputado para agilizar a liberação de 3 novas escolas para os bairros: Jardim 2000, imediações do Jardim João Batista da Silveira e outra nos arredores do Jardim do Sol , que estão cadastradas pelo Departamento de Convênio da Prefeitura desde o ano de 2013.
Prefeito e vereador acompanhadosdo dep. Nilto Tatto, assessor e Cristiano Oliveira, coordenador do Mais Médicos
Chefe do Executivo e Avelino Cunha com Diego Ferreira Lima da Silva, coordenador do programa Saúde da Família
Reunião com coordenadosdo Programa Saúde da FamíliaDiego Ferreira Lima da Silva