Diante do aumento assustador dos casos de dengue em Itápolis, a Secretaria Municipal de Saúde convocou às entidades de classes que representam o Conselho Municipal de Saúde, para elaborarem e desenvolverem uma campanha de conscientização junto a população.
A campanha será realizada no sábado, dia 23/01, quando agentes sanitários, profissionais da área de saúde e voluntários estarão visitando os moradores para deixar um panfleto com explicações e para esclarecer dúvidas e dar orientação sobre a dengue.
O número de casos confirmados de dengue na cidade, até o dia 19/01 era de 297, enquanto que outros 74 estão aguardando o resultado dos exames e uma mulher foi encaminhada para o HC – hospital das Clinicas de Ribeirão Preto, com suspeita de dengue hemorrágica.
Semana passada a SUCEN – Superintendência de Controle de Endemias do Estado de São Paulo encerrou as quatro etapas de nebulização programadas para Itápolis. Apenas a equipe municipal de controle de vetores continua trabalhando no combate aos focos do mosquito Aedes Aegypti nas residências.
O quadro de agentes municipais de combate a dengue deverá ser ampliado nos próximos dias, mais de nada adianta, se todos os moradores não colaborarem, limpando seus terrenos e quintais e promovendo a eliminação de vasilhas e recipientes que possam acumular água e consequentemente se tornar um criadouro do mosquito transmissor desta doença que pode ser fatal ao ser humano em caso de descuido.