Começou nesta sexta-feira (17) o novo método de agendamento de consulta nas Unidades Básicas de Saúde do município. Agora o munícipe pode agendar por telefone ou pessoalmente, a consulta com o médico da especialidade desejada, todas as sextas-feiras das 9h00 as 16h00, para os dias da semana seguinte.
Como esta era uma das medidas que o prefeito e o vice tinham como prioritárias para melhorar o atendimento à população na área da saúde, eles foram verificar de perto este primeiro dia de agendamento em uma das UBSs.“Quando passava de madrugada e via as filas na frente das unidades ficava muito sensibilizado com a situação, por isso nossa proposta era marcar as consultas, também, por telefone. No Centro de Especialidades Odontológicas essa mudança já está dando certo. Sabemos que como hoje é primeiro dia da alteração nas UBSs, ainda há um movimento grande e nossas equipes estão se adaptando a mudança na rotina de agendamento. Estamos há pouco demais de 40 dias no governo e as mudanças começarão apresentar os resultados positivos em breve, tenho plena confiança nisso”, disse o prefeito.
A secretária de Saúde, Fernanda Bonfante Del Forno, explicou que em 20 dias será feita uma reunião com os coordenadores das unidades de saúde, para avaliar o impacto da modificação e não descarta fazer novos ajustes, caso sejam avaliados como necessários. Outras linhas telefônicas serão adquiridas para cada UBS para desafogar o atendimento via telefone. “Toda mudança exige uma adaptação e, por isso, contamos com a colaboração da população para adequar-se ao novo método de agendamento. Nossa intenção é facilitar a vida dos pacientes”, ponderou a secretária.
Como o agendamento é programado para a semana seguinte, para todas as especialidades disponíveis na unidade procurada, caso ocorram situações nas quais o paciente esteja precisando de um atendimento imediato, a pessoa deve ser dirigir a unidade próxima a sua casa, onde será avaliada pela equipe de enfermagem. Constatando-se a necessidade do atendimento naquele momento, o enfermeiro verificará se naquela unidade o médico da especialidade relacionada ao problema de saúde poderá atender, ou se, encaminhará o paciente para outra UBS. Dependendo da situação, o munícipe será orientado a se dirigir ao Pronto Socorro, com indicação de encaminhamento feito pelo enfermeiro da UBS.
Um procedimento semelhante será aplicado na busca por consultas, caso o munícipe procure um cardiologista, por exemplo, e os atendimentos naquela UBS para esta especialidade estejam esgotados, poderá ser verificado se há consulta desta área em outra UBS do município.
Outra novidade é que não será mais necessário passar pelo médico clínico geral para obter encaminhamento para uma consulta com ortopedista. A nova metodologia de agendamento por telefone ou presencial será usada nos distritos de Tapinas e Nova América e no PSF do São Lucas.
Confira quais são a unidades de saúde e seus telefones:
UBS Jacy Tucci - Vila Santos: 3262-8207
UBS Paulo Brasil - Redenção: 3262-3337
UBS São Bendito: 3262-7067
Centro de Saúde: 3262-1818
PSF São Lucas: 3262-4100
UBS de Tapinas: 3265-3195
UBS de Nova América: 3265-1127
Imprensa Prefeitura de Itápolis