17 AGO 2021
PLANEJAMENTO URBANO
Plano Diretor: Levantamentos estão marcando fase atual

Você sabia que o Plano Diretor Participativo reúne um conjunto de metas para o desenvolvimento da cidade, considerando as demandas da população, e que deve ser revisado a cada 10 anos, mas em Itápolis tem este prazo vencido a 5 anos?

“Assim que assumimos a gestão municipal, com o apoio de um grupo de itapolitanos que já estava engajado neste processo, retomamos o trabalho de revisão do Plano Diretor porque acreditamos que este é um instrumento importante para o correto crescimento da cidade”, destacou o prefeito Mi Reggiani.

Na fase atual deste processo de revisão, a equipe técnica da Unesp e a equipe nuclear, em parceria com as secretarias municipais, estão levantando dados. Paralelamente, os Conselhos Municipais estão sendo ouvidos para apontar as necessidades do município.

Esses levantamentos serão seguidos da abertura para as entidades de classe, clubes de serviço e, posteriormente, toda a população - incluindo os moradores dos distritos de Tapinas e Nova América - indicarem suas propostas para compor o projeto de lei do novo Plano Diretor de Itápolis, que será encaminhado para aprovação na Câmara de Vereadores.

O Plano Diretor é um instrumento básico do processo de planejamento municipal para o desenvolvimento urbano e de todas as outras esferas da Administração Pública, norteando, assim, as ações dos agentes públicos e privados.

A revisão do Plano Diretor é uma obrigatoriedade legal que todas as cidades com mais de 20 mil habitantes devem cumprir. Mas, também é uma oportunidade para atualizar a lei em vigor e rever os dispositivos regulamentadores, na perspectiva do combate as desigualdades e implementação de propostas que garantam a sustentabilidade e geração de oportunidades que melhorem as condições de vida de todos.

Questões como a drenagem da cidade, acessibilidade, inclusão, sustentabilidade, mobilidade urbana, expansão territorial e a criação de um banco de projetos farão parte da revisão do Plano Diretor de Itápolis.

Fonte: Prefeitura de Itápolis