O Bolsa Família é um programa do Governo Federal desenvolvido em parceria com as Prefeituras Municipais. A Secretaria de Desenvolvimento Social realiza, diariamente, o recadastramento das famílias já inscritas no Cadastro Único ou o cadastramento das que desejam sua inclusão no mesmo, quesito necessário para poder participar do Bolsa Família. Segundo a gestora do Cadastro Único/Bolsa Família, as famílias incluídas no Cadastro Único, beneficiárias ou não dos Programas Sociais devem atualizar obrigatoriamente seus Cadastros no prazo máximo de 2 anos, ou antes deste período, sempre que ocorrer alterações tais como: mudança de endereço, composição do núcleo familiar e renda.
É importante que todos que possuem o Cadastro Único estejam atentos e realizem devidamente o recadastramento. As famílias que possuem benefícios sociais podem, inclusive, sofrer sanções tais como bloqueio e até mesmo chegar a ter seus benefícios cancelados devido à falta de atualização cadastral.
As famílias que estão inscritas no Cadastro Único, desde que possuam perfil, têm direito a outros Programas Sociais do Governo Federal, tais como: Tarifa Social de Energia Elétrica; Isenção de Pagamento de Taxa de Inscrição em Concursos Públicos; Aposentadoria para Pessoas de Baixa Renda; BPC (Benefício de Prestação Continuada), entre outros.
Cadastro ou Recadastramento do Bolsa Família, deve ser realizado:
Endereço: Secretaria de Desenvolvimento Social - Avenida dos Amaros, nº 697
Telefone: 3262-8195
Horário: 7h00 às 17h00