01 JUL 2021
Falta de chuvas motiva alerta da situação hídrica nacional

Como você anda utilizando a água em sua casa ou empresa? De maneira consciente, procurando economizar esse recurso tão importante ou não?

O sinal de alerta está aceso: o extenso período de estiagem que atinge todo país levou o Governo Federal a publicar a Medida Provisória (MP) 1.055/2021, para enfrentamento da situação hídrica e garantia do fornecimento de energia elétrica, que permite a adoção de medidas excepcionais e temporárias para otimização do uso dos recursos hidroenergéticos.

De acordo com dados do Ministério de Minas e Energia (MME) desde 2020 o país passa por um cenário de escassez de chuvas, o que é refletido nos baixos armazenamentos dos reservatórios das usinas hidrelétricas. De setembro a maio, a afluência, que corresponde à vazão de água que chega às hidrelétricas, registrou o pior índice do histórico desde 1931 para o Sistema Interligado Nacional (SIN). Além disso, não há perspectiva de volumes significativos de chuvas para os próximos meses, comportamento já característico da estação seca.

Diante desse cenário, o Sistema Nacional de Meteorologia (SNM) emitiu em maio de 2021 alerta de emergência hídrica para a região hidrográfica da Bacia do Paraná, que responde por mais de 50% da capacidade de armazenamento de água para geração hidrelétrica no SIN e abrange os estados de Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso do Sul, São Paulo e Paraná.

Essa situação indica a necessidade da Prefeitura de Itápolis e o SAAEI (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) alertarem a população sobre necessidade de economizarem água, fazendo o uso racional deste precioso recurso natural.

Faça sua parte

• Tome banhos rápidos
  • Não limpe as calçadas com mangueira
  • Lave o carro com baldes