04 ABR 2017
VOCÊ JÁ SE VACINOU CONTRA A FEBRE AMARELA?

A vacina pode ser encontrada no Centro de Saúde, UBS Paulo Brasil, Jacy Tucci e de UBS de Tapinas. Verifique os dias de vacinação na matéria

Novos casos de Febre Amarela têm sido registrados em todo país, inclusive em nossa região, por isso é muito importante que as pessoas se vacinem. Desde 2009 Itápolis, assim como todas as cidades da Regional de Saúde de Araraquara, foi definida como área de risco para Febre Amarela, por conta disso, a vacinação está incluída no Calendário Vacinal de Rotina do município a partir dos nove meses de idade.

A vacina contra a Febre Amarela é aplicada a partir dos 9 meses de idade em todo território nacional para as pessoas que moram ou viajam para as áreas de risco. No Brasil, embora não se registrem casos de febre amarela com transmissão urbana desde 1942, a ocorrência recente de casos da doença transmitida por mosquitos silvestres, próximo a centros urbanos nas regiões sul, sudeste e centro-oeste, indica que o mosquito Aedes aegypti, pode propiciar a reurbanização da doença. A maior parte do território brasileiro é atualmente área de recomendação para vacinação de rotina de febre amarela.

Em reunião na Regional de Saúde de Araraquara no dia 24 de março a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Alaide Hungaro Cunha, foi informada sobre mais um óbito em decorrência da doença em nossa região. Tratava-se de um homem de 46 anos residente no município de Araraquara, que nunca havia se vacinado contra Febre Amarela e com relato de provável contaminação em um clube da própria cidade. Em 31 de março foi confirmado mais um caso de febre amarela no município de Araraquara, desta vez uma criança de 1 ano e 8 meses, foi hospitalizada, mais felizmente recebeu alta no dia 3 de abril. A suspeita é que a contaminação tenha se dado no mesmo clube. Anteriormente a estes fatos uma pessoa de Américo Brasiliense havia falecido por causa da Febre Amarela, totalizando em nossa regional de saúde 3 casos humanos confirmados da doença, sendo que 2 evoluíram para óbito.

“Considerando todas essas informações reforçamos a importância da vacinação contra a Febre Amarela para todas as pessoas a partir de 9 meses de idade. Lembrando que desde o final de 2015 a orientação do Ministério da Saúde é uma dose e apenas um reforço após 10 anos”, explica a coordenadora da Vigilância Epidemiológica.

Outro fato para o qual a enfermeira pede atenção especial é para quem mora em Zona Rural (chácaras, sítios, fazendas) ou quem frequenta ranchos, pesque pague, vai a pescarias ou que se desloque para qualquer local onde tenha “mato”. Nas áreas de recomendação para vacinação contra Febre Amarela, a orientação é para que as crianças menores de 9 meses, assim como, qualquer pessoa não vacinada não se exponham, prioritariamente, em zona rural ou qualquer local de mata.

Em Itápolis a vacinação contra a Febre Amarela continua sendo realizada em todas as Salas de Vacinas do município. Fique atento para os dias e locais:

- Centro de Saúde – todos os dias

- UBS Jardim Redenção – segundas e quartas-feiras

- UBS Jacy Tucci – quintas-feiras

- UBS Tapinas – sextas-feiras

De acordo com os dados da Vigilância Epidemiológica de janeiro a março deste ano 2440 itapolitanos já se vacinaram contra a Febre Amarela.

Em relação à vigilância de macacos encontrados mortos em nosso município, foi constatado que:

- Em dezembro de 2016 foi encontrado um macaco morto próximo ao Parque Ecológico Boa Vista, o animal foi encaminhado para análise no Instituto Adolfo Lutz de Ribeirão Preto onde foi constatado o resultado negativo para febre amarela.

- Em fevereiro de 2017 foi encontrado um macaco morto próximo ao Cemitério de Tapinas, que também foi encaminhado para análise no Instituto Adolfo Lutz de Ribeirão Preto tendo o resultado negativo para febre amarela.

Se você ainda não vacinou, não se esqueça de se proteger da Febre Amarela!