O foco inicial serão as empresas que comercializam pilhas/baterias, eletroeletrônicos, lâmpadas fluorescentes e cartuchos de impressoras
A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Ambiental – SMDA está convidando os comerciantes do município a responder um questionário sobre o tema “Logística Reversa”. O objetivo da pesquisa é realizar um levantamento junto aos comerciantes sobre a situação atual de Itápolis com relação aos resíduos sujeitos à Logística Reversa. Com base nos dados apurados, a Secretaria buscará direcionar as ações do Poder Público Municipal visando à implantação do Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos no Município.
Segundo definição do Ministério do Meio Ambiente, a logística reversa é um "instrumento de desenvolvimento econômico e social caracterizado por um conjunto de ações, procedimentos e meios destinados a viabilizar a coleta e a restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial, para reaproveitamento, em seu ciclo ou em outros ciclos produtivos, ou outra destinação final ambientalmente adequada".
A pesquisa será encaminhada por email e será composta por nove questões sobre o tema. A Secretaria solicita ainda que seja respondida também por email, sem a necessidade de impressão, desburocratizando e tornando este procedimento ambientalmente correto.
O foco inicial serão os comerciantes de pilhas/baterias, eletroeletrônicos, lâmpadas fluorescentes e cartuchos de impressoras.
Caso o empresário que comercialize os produtos citados tenha interesse em responder a pesquisa e não tenha recebido o email da Secretaria de Desenvolvimento Ambiental com o questionário, basta entrar em contato através do telefone 3263-1036. A SMDA agradece a colaboração dos comerciantes do município.