02 DEZ 2014
DESENVOLVIMENTO AGROPECUÁRIO
SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO AGROPECUÁRIO CONTA COM TÉCNICO AGRÍCOLA PARA ORIENTAR AGRICULTORES

Itápolis e região vivenciam uma mudança nos tipos de plantações agrícolas. Devido à diminuição do cultivo da laranja e a forte presença da cana-de-açúcar, muitos produtores têm escolhido investir na diversificação das culturas, como o milho e a soja, além de outros tipos de frutas, legumes e verduras.Mas quando bater aquela dúvida sobre qual tipo de plantação escolher, para implantar em sua área rural, o agricultor poderá contar com o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário, através das orientações do técnico agrícola da Prefeitura, Diogo Fernandes.

O técnico poderá prestar instruções aos produtores rurais sobre como planejar a atividade agropecuária, verificando a viabilidade econômica, condições climáticas e de infraestrutura. Também analisará, junto com o agricultor, as formas de produção e a possibilidades de comercialização.

“Nossa intenção é ajudar o produtor rural, principalmente o pequeno e o médio, a aproveitar uma área menor para investir em diferentes opções da agricultura, não ficando atrelado apenas a um único tipo de produção. Caso haja um problema de produção ou comercialização, o agricultor contará com outro tipo de produção para negociar e garantir uma renda”, explica o secretário da pasta Antonio de Agostini Neto.

A Secretaria também disponibiliza aos produtores rurais, o aluguel de equipamentos da Patrulha Agrícola: arado subsolador, canterizador, distribuidor de calcário, grades, perfurador de solo, plantadeira, roçadeira ecológica e tratores. Para alugar, o agricultor realizará um cadastro rápido, apresentando RG, CPF e a BECA, e depois pagará um boleto referente à quantidade de horas que pretende utilizar os maquinários. “Anteriormente, a quantidade mínima de horas para utilizar a Patrulha Agrícola eram quatro, agora reduzimos para uma, para facilitar o acesso ao agricultor que tenha um pequeno serviço a realizar. Somos parceiros dos produtores rurais, vamos sempre apoiar as iniciativas e buscar novas oportunidades”, afirma o secretário.