20 JAN 2017
DESENVOLVIMENTO AGROPECUÁRIO
RECURSO DE R$ 350 MIL, DO PROJETO MICROBACIAS II, SERÁ UTILIZADO PARA EXECUÇÃO DE SOLO BRITA NA ESTRADA RURAL DO LEITEIRO

Mais uma boa notícia para Itápolis: um recurso de R$ 350 mil está sendo destinado para que o Município realize adequação de “trechos críticos” de estradas rurais em aproximadamente 6 km, com a execução de solo brita. O recurso será disponibilizado pelo Governo Estadual por meio do Projeto de Desenvolvimento Rural Sustentável “Microbacias II – Acesso ao Mercado”, coordenado pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento, por meio da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI).

Como o município de Itápolis é sede da Associação para Desenvolvimento Humano Rural e Ambiental (ATLAS) e do Instituto Anonna de Agricultura Sustentável (ANNONA), que possuem propostas de negócio aprovadas pelo Projeto Microbacias II, a escolha da estrada rural deveria considerar alguns requisitos, como as condições do percurso e a quantidade de propriedades rurais vinculadas às associações cadastradas que utilizam este trecho para escoamento da produção agrícola.

Estes pré-requisitos geraram uma pontuação, de acordo com os critérios exigidos pelo programa estadual, e, a estrada que melhor se enquadrou, obtendo maior pontuação foi a IPS-156, estrada municipal do Bairro do Leiteiro. Esta avaliação também foi analisada e aprovada pelo Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural que se reuniu nesta semana com seus integrantes e membros de associações agrícolas do município.

O projeto de Microbacias II tem por objetivo ampliar a competitividade e contribuir diretamente com os agricultores familiares organizados em associações e cooperativas em todo o Estado de São Paulo, para proporcionar o acesso ao mercado agrícola, aumentando as oportunidades de emprego e renda, a inclusão social e a conservação dos recursos naturais.