01 ABR 2019
GUARDA CIVIL MUNICIPAL
PROJETO “ORIENTAÇÃO E EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO” É INICIADO PELA GCM NAS ESCOLAS MUNICIPAIS

A Guarda Civil Municipal iniciou, nesta sexta-feira (15), o Projeto “Orientação e Educação Para o Trânsito” na EMEI Mundo Pequenino e passará por todas as escolas municipais, devendo chegar, ainda, às unidades escolares estaduais e particulares.

As EMEIs Vicente Cassini, Dona Mazé e Sérgio Abdul Nour foram as seguintes a receber as orientações que visam estimular no aluno hábitos e comportamentos seguros no trânsito, transformando o conhecimento em ação, por meio da observação, vivências e situações encontradas no seu cotidiano, além da interpretação crítica do mundo onde vive, como por exemplo, dizendo aos familiares que:

- Sempre atravessar a rua pela faixa de pedestre;

- Respeitar a indicação do semáforo;

- Respeitar as orientações da placas de trânsito, especialmente as vagas de idosos e deficientes;

- Não devem se esquecer de usar o cinto de segurança;

- Não dirigir falando ao celular;

- Não exceder a velocidade permitida.

Segundo o comandante da Guarda a finalidade é informar os direitos e deveres de pedestres e motoristas no trânsito por meio de palestras com exibição de vídeos,ministradas pela GCM pedagoga Fernanda e pelo GCM instrutor multiplicador Martins. Em seguida, as crianças puderam entender na prática a importância de atravessar a rua na faixa de pedestre, a necessidade de reconhecer e respeitar as vagas para idosos e deficientes, entre outras regras de trânsito que objetivam garantir a segurança de todos.Uma segunda etapa do projeto da Guarda, que conta com apoio do Departamento de Trânsito, será direcionada a orientação de adultos e trabalhadores do transporte como perueiros.

A campanha educativa itapolitana está sendo pautada nas orientações do Movimento Paulista de Segurança no Trânsito do Detran-SP. Inspirado na “Década de Ação pela Segurança no Trânsito (2011-2020)” da Organização das Nações Unidas (ONU), o Governo do Estado criou este movimento com o propósito de reduzir pela metade o número de vítimas fatais no trânsito do estado até 2020.

“Infelizmente constatamos muitas atitudes de desrespeito as regras trânsito na cidade. Estacionam em vagas preferenciais sem ter direito para tal. Dirigem falando ao celular. Não respeitam a faixa de pedestre. Por isso, vamos trabalhar orientando as crianças, para também atingirmos a família, e assim formamos uma nova geração mais consciente da importância de suas atitudes no trânsito”, pontuou o comandante da Guarda Municipal.

01/04/2019