24 MAR 2017
DESENVOLVIMENTO AGROPECUÁRIO
PROGRAMA FEIRA DO PRODUTOR RURAL SERÁ IMPLANTADO EM ITÁPOLIS

O Sindicato Rural de Itápolis em parceria com a Prefeitura Municipal e a Secretaria de Agricultura, realizará o Programa Feira do Produtor Rural do SENAR-SP, cujo objetivo é capacitar os agricultores a comercializarem seus produtos diretamente ao consumidor. Poderão participar deste programa os produtores rurais que participarem da palestra de apresentação do projeto e formação da turma, que acontecerá no Sindicato Rural Patronal de Itápolis, no dia 27 de março às 18:00 horas.

O principal diferencial da Feira do Produtor Rural será a oferta de produtos cultivados na propriedade do próprio agricultor, com a garantia de oferecer alimentos saudáveis e seguros, seguindo as especificações das legislações vigentes, para promover uma relação de confiança e respeito.

O SENAR-SP considera que este programa atenderá os anseios dos pequenos produtores, que apresentam dificuldade em conseguir agregar valores nas pequenas escalas de produção. Participando da Feira, o produtor rural poderá aproveitar as diversas produções de suas hortas, pomares e quintais, vendendo verduras, legumes, frutas, plantas, flores, artesanatos tipicamente rurais, pães, bolos e doces caseiros e demais produtos derivados de origem vegetal ou animal.

A Feira do Produtor Rural traz uma proposta inovadora, criando um ambiente agradável e organizado, com identidade visual e padronização dos estandes sustentáveis feitos em bambu. O programa tem um regulamento próprio elaborado com normas e procedimentos de funcionamento, que considera a necessidade do capricho na preparação e apresentação dos produtos fresquinhos a preços competitivos. Nesta Feira os consumidores poderão interagir com os agricultores, conhecendo mais informações e detalhes dos produtos adquiridos, junto aos produtores rurais, que estarão devidamente identificados e uniformizados.

A parceria com a Prefeitura Municipal, que terá um representante fazendo parte da Comissão Gestora da Feira, será importante para viabilizar a regulamentação do programa, do espaço público adequado e seguro para sua realização e do ordenamento e fiscalização do funcionamento proposto em regulamento. Podendo, também, auxiliar juntamente com o Sindicato, nas orientações e capacitações dos produtores rurais para produção de alimentos conforme normas da vigilância sanitária.

Os produtores que integrarem o programa passarão por uma capacitação gratuita de 272 horas oferecida pelo SENAR/SP, na qual aprenderão conceitos de formação e organização de equipe, normas e procedimentos adequados para a feira, construção dos estandes de bambu, planejamento de sua produção, preparação adequada dos produtos a serem levados à Feira, métodos de comercialização, técnicas de vendas e exposição de produtos, controles de gestão do negócio. Após essa capacitação, os produtores rurais estarão aptos a inaugurar a Feira, e a equipe do SENAR/SP acompanhará, por quatro semanas esses agricultores, para orientá-los e auxiliá-los no desenvolvimento e consolidação dessa Feira no município.

O Programa Feira do Produtor Rural subsidiará, gratuitamente, aos produtores rurais participantes, o kit completo do estande e uniformes, dando total condição do produtor iniciar um novo negócio, bastando apenas que cada um se empenhe em produzir os alimentos e realizar as vendas na Feira.

Lembrando, que após a formação e início do curso não será permitida inclusão de novos participantes da Feira. Participe da reunião na próxima segunda-feira (27) no Sindicato Rural, localizado na Rua Odilon Negrão, 586, Centro. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 3262-1234 ou 3262-5454.