21 MAR 2017
DESENVOLVIMENTO AGROPECUÁRIO
PRODUTOR RURAL DE ITÁPOLIS PODE CONTAR COM A PATRULHA AGRÍCOLA

A Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário disponibiliza para o produtor rural de Itápolis a Patrulha Rural Agrícola. Considerando o fato de que cerca de 80% da área rural do município é formada por pequenas propriedades, o programa se encaixa muito bem nas demandas locais.

Os produtores rurais podem alugar os implementos agrícolas que possibilitam desde o preparo do solo, sua conservação até o plantio; podendo assim, ter um maior rendimento em suas culturas, tornando-se mais competitivos. A Prefeitura disponibiliza para aluguel pela Patrulha: Tratores, Arado Subsolador Hidráulico, Canteirizadores de Solo, Distribuidor de Cálcario e Fertilizante, Grade Intermediária 14 e 18 Discos, Grade Laranjeira, Lâmina Frontal, Perfurador de Solo, Plantadeira Adubadeira, Terraciador de Arrasto e Roçadeiras Hidráulicas.

A Patrulha Rural Agrícola foi implantada para atender, principalmente, os produtores que possuem até 4 módulos fiscais, totalizando 64 hectares ou 26,44 alqueires em sua propriedade, mas, também atende os demais agricultores. Para realizar a locação, os agricultores devem ter uma área rural localizada dentro do município de Itápolis. Os aluguéis para utilização dos implementos custam R$ 62,00 por dia. Já para locar o trator de 75 CV o valor é de R$62,00 por hora e para alugar o trator de 125 CV é de R$ 85,00 por hora.

Para preparar o solo para plantação de girassol, o produtor rural Carlos Henrique Florido Parma e seu pai Clóvis Parma já utilizaram a grade intermediária de 18 discos. “Como a gente não tinha esse implemento e só precisava naquele momento, foi importante a Prefeitura ter para alugar esta grade, porque só usamos algumas vezes no ano”, disse Carlos.

O programa da Patrulha Rural visa reestruturar, fortalecer e modernizar a atividade agrícola, inserindo progresso econômico e social no dia a dia dos agricultores, com auxílio da tecnologia. Geralmente, os itapolitanos têm utilizado os equipamentos e maquinários para o plantio de culturas de cereais.

A proprietária rural Neuseli Pirola, também utilizou a grade maior em duas vezes neste ano, além de outras no ano passado, para o cultivo de mandioca. “Em Itápolis, a maioria dos agricultores são pequenos e médios, por isso, acho importante ter a Patrulha Agrícola para nos auxiliar. Até sugiro que a Prefeitura adquiria mais implementos”, pontuou Neuseli.

Essa ampliação já está sendo buscada, segundo o secretário da pasta Cícero Augusto Massari: “foram pleiteados para Itápolis novos implementos e máquinas junto ao Ministério da Agricultura.