26 MAR 2019
SAÚDE
PREFEITURA DARÁ 48 HORAS PARA RETIRADA DE MATERIAIS QUE PODEM SER CRIADOUROS DO AEDES AEGYPTI

Proprietários de residências, terrenos e empresas, onde existirem criadouros do mosquito, começarão a ser multados

Nesta terça-feira (19) a campanha de combate ao Aedes Aegypti em Itápolis entrou numa nova fase, com aplicação de medidas mais enérgicas. A equipe do Controle de Vetores está visitando locais críticos da cidade, onde há acúmulo de materiais que podem se tornar criadouros do mosquito que transmite a dengue, chikungunya, zika vírus e febre amarela urbana e também favorecerem o aparecimento de escorpiões.

Os proprietários dos locais visitados, onde forem identificados criadouros do mosquito, receberão uma notificação e terão 48 horas para retirar os materiais que acumulam água, de acordo com o que está previsto na Lei Municipal 2.637/2010. Caso a destinação correta, em local adequado, não seja providenciada neste prazo, a Prefeitura de Itápolis tomará as medidas cabíveis.

RESIDÊNCIAS, TERRENOS E EMPRESAS

Paralelamente, os agentes de endemias farão vistorias em residências, terrenos e empresas para constatar a existência de criadouros, caso sejam encontrados haverá multa também prevista na lei 2.637. Para imóveis particulares a multa pode variar de R$ 109,55 a R$ 438,20, dependendo de uma classificação que considera como leve, moderada, grave ou gravíssima a situação de cada criadouro. Já para empresas, a multa é maior e varia entre R$ 328,65 a R$ 2.191,00 por cada criadouro encontrado.

Por exemplo, na última semana foi encontrado em um terreno nos Altos do Santo Antônio, 35 focos (locais ou objetos onde o mosquito Aedes pode se proliferar), se a multa fosse aplicada a partir do valor mínimo contabilizaria R$ 3.834,25, porém, se os focos fossem caracterizados pelo valor máximo previsto na lei, o valor subiria para R$ 15.337,00. Lembrando que a multa pode ser aplicada novamente, se os focos do Aedes não forem eliminados e, a cada novo não cumprimento será gerada uma nova multa.

ATENÇÃO: O munícipe itapolitano que tiver algum material particular em espaços públicos, como área verde, praças ou passeio público (calçadas) deve fazer a retirada imediata e também armazenar em local adequado e coberto! Senão, a Prefeitura aplicará as medidas cabíveis.

REVENDAS DE PNEUS

As Borracharias e demais empresas que trabalham com a venda de pneus no município estão sendo orientadas a descartarem os pneus inservíveis na empresa com a qual a Prefeitura tem um convênio para destinação deste material específico, localizada na Avenida Victor Casemiro, 150, próximo a Rodoviária. É de responsabilidade de cada borracheiro levar os pneus até a empresa e retirar o recibo de coleta, que será solicitado nas ações de combate a dengue da Secretaria de Saúde.

EPIDEMIA DE DENGUE NA REGIÃO

Vivenciamos um momento crítico, porque estamos na região do estado de São Paulo que concentra mais de 70% dos casos da doença. Em Araraquara os registros só aumentam e em Bauru também. Até 18 de fevereiro, Itápolis constatou 15 casos confirmados de dengue e 1 suspeita de chikungunya. Enquanto no ano de 2018 inteiro tivemos, apenas, 8 registros. A equipe do Controle de Vetores também continua realizando o trabalho de nebulização nas regiões da cidade onde já há confirmação de casos de dengue.

Daí a importância de você colaborar com o trabalho da Secretaria de Saúde em seu próprio benefício:

➡eliminando os locais e recipientes onde possa acumular água e o mosquito se proliferar;

➡permitindo que as equipes do Controle de Vetores verifiquem seu quintal;

➡aceitando a nebulização para matar o mosquito adulto, realizada com o inseticida que agora é sem óleo e não gruda porque é à base de água.

Não tem outro jeito: para vencer a batalha, a arma mais eficaz é a prevenção!Entre nessa luta com a Prefeitura de Itápolis!