O novo Código Florestal propõe uma postura ambiental mais consciente dos agricultores, para isso está fazendo um verdadeiro mapa das propriedades rurais através do CAR (Cadastro Ambiental Rural). Esse cadastro é exigido pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente e a Prefeitura de Itápolis auxiliará os pequenos produtores que tiverem até 4 Módulos Fiscais Rurais (16 hectares) a realizá-lo.
A escriturária da Secretaria de Desenvolvimento Ambiental que juntamente com o secretário municipal já participou de treinamentos para fazer os cadastros, atenderá esses produtores na prefeitura gratuitamente. O prazo para realizar este cadastro se encerra em 6 de maio de 2015, porém como cada atendimento deve levar, em média 40 minutos, é importante não deixar para depois. Sem o registro no Cadastro Ambiental Rural o agricultor não conseguirá mais fazer financiamentos.
Para realizar o cadastro é necessário apresentar: Cópia do RG e do CPF de todos os proprietários/posseiros; E-mail de todos os proprietários/posseiros; Cópia da matrícula da propriedade ou do documento que comprove a posse (de preferência atualizada); Endereço da propriedade; Cópia do ITR; Cópia do CCIR; Mapa da propriedade; Planta da propriedade e comprovante de endereço.