15 JAN 2019
DESENVOLVIMENTO AGROPECUÁRIO
OFERECENDO TRATORES E IMPLEMENTOS, PREFEITURA AUXILIA PRODUTORES RURAIS DE ITÁPOLIS

A Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário de Itápolis registrou um crescimento na utilização dos tratores da Patrulha Agrícola: de 301 horas utilizadas em 2017 para 375 no ano de 2018. Usado na produção rural do município - seja preparando o solo para o plantio ou para sua manutenção - os 3 tratores, 2 de 75 e 1 de 125 cavalos, juntamente com os implementos (plantadeira adubadeira, arador subsolador hidráulico, canteirizador de solo, distribuidor de calcário e fertilizante, grades, lâmina frontal, perfurador de solo, terraciador, barra de aplicação de herbicidas e roçadeira hidráulica) facilitam o dia a dia do produtor.

Considerando que cerca de 80% da área rural de Itápolis é formada por pequenas propriedades, a Patrulha Agrícola consegue atender uma expressiva demanda local. O produtor Douglas Maester utilizou a grade aradora e niveladora para preparar a terra onde realizou o plantio de mandioca. “Seria inviável para o pequeno agricultor comprar maquinários que custam caro e são usados poucas vezes ao ano, isso significaria investir dinheiro para deixar, na maior parte do tempo, parado”, contou o produtor rural.

Atender essas necessidades é, justamente, o objetivo da gestão municipal, explica o secretário da pasta: “queremos fortalecer e modernizar a atividade agrícola, com auxílio da tecnologia. Os itapolitanos têm utilizado os equipamentos e maquinários para o plantio de cereais, manutenção de pomares de limão, laranja, manga e goiaba, entre outros. Também auxiliamos com orientações passadas pelo técnico agrícola da prefeitura”.

A Patrulha Agrícola atende, principalmente, os produtores rurais que possuem até 4 módulos fiscais (64 hectares ou 26,44 alqueires), mas, também os demais agricultores, basta ter uma área rural localizada dentro do município de Itápolis. Os aluguéis para utilização dos implementos custam R$ 62,00 por dia. Já para locar o trator de 75 CV o valor é de R$62,00 por hora e para alugar o trator de 125 CV é de R$ 85,00 por hora. Lembrando que a locação do trator inclui o serviço do tratorista da prefeitura.