22 OUT 2009
DESENVOLVIMENTO AGROPECUÁRIO
Aluna da Escola Agrícola vence Concurso de Redação da TV Tem
Com 12 anos de idade e cursando o 7º ano do Ensino Fundamental, Jéssica Caroline Ferreira era apenas mais uma dentre os 25 mil inscritos, mas se tornou a primeira colocada no Concurso de Redação promovido anualmente pela TV TEM, emissora afiliada à Rede Globo com sede em Bauru S/P.

A diretora Helena Aparecida Brugnari Pietro, da EMEF - Escola Municipal de Ensino Fundamental "Dr. Ulisses Guimarães", conhecida como escola agrícola, a aluna vencedora Jéssica e sua professora Rita Aparecida da Silva, estiveram em Bauru na noite do dia 29/10 para participarem da cerimônia de entrega da premiação. Os prêmios são dois computadores, um para a aluna, o outro para a escola e um DVD para a sua professora.

Alunos de 106 cidades da macro região de Bauru participaram do concurso que tinha como tema, "Meu mundo perfeito". Os alunos da EMEF - Dr. Ulisses Guimarães fizeram a redação na modalidade carta pessoal. Na pré avaliação, os organizadores escolheram os trabalhos de um casal de alunos da Escola Agrícola, mas na decisão final, apenas o de Jéssica foi contemplado.

A TV TEM apresentou flashs diários sobre o resultado que apontou a itapolitana como vencedora do concurso de redação e abordou amplamente o assunto em seus telejornais. A Prefeitura e a Secretaria Municipal de Educação deram total apoio às escolas participantes, inclusive, na locomoção dos vencedores a Bauru, onde foram homenageados e receberam os prêmios.

Veja logo abaixo a redação na íntegra:

Redação digitada:

Itápolis, 07 de outubro de 2009.

Caro amigo,

Estou lhe escrevendo essas singelas linhas para contar que tenho pensado muito sobre uma frase que li e que me chamou a atenção: “Meu mundo perfeito”.

Quando lemos algo assim, logo pensamos em um mundo onde não há nada de ruim como a poluição, o desmatamento, os crimes, as guerras e as desigualdades. Porém, se pararmos e pensarmos um pouco, descobriremos que não é bem assim.

Digo isso, porque cheguei à conclusão que o mundo em que vivemos é perfeito. E, antes que você me conteste, já lhe explico o porquê dessa minha afirmação.

O mundo é perfeito porque o sol nasce para nos aquecer, a chuva cai para nos refrescar, o ar permite que possamos respirar e há tantas coisas lindas e naturais que todos os meus sentidos juntos jamais conseguiram explicar com palavras. E isso não é perfeito?

O mundo só não é mais perfeito porque o ser humano teima em destruir aquilo que lhe garante a vida, agride o meio ambiente, abusa de bebidas e outras drogas, mata, rouba e não se preocupa em preservar.

Assim, caro amigo, posso afirmar, com certeza, que o mundo é perfeito, já as pessoas que vivem nele, não. O problema é que essa imperfeição tem nos prejudicado muito.

Eu também não sou perfeita, mas estou fazendo a minha parte e espero que você esteja fazendo a sua, pois assim o seu mundo será tão perfeito quanto o meu, no plural, ele se tornará o nosso mundo perfeito.

Aguardo notícias suas.

Beijos, de sua amiga,