01 SET 2015
GOVERNO E ASSUNTOS ESPECIAIS
ALTERAÇÃO NO PROJETO DE REFORMA DO ESTÁDIO DOS AMAROS SERÁ APRESENTADA AO CORPO DE BOMBEIROS

Mudanças no projeto atendem as novas exigências da Federação Paulista de Futebol

O prefeito José Luis Kawachi assinou na sexta-feira (28/08) a alteração do projeto de reforma do Estádio Municipal dos Amaros, que será protocolado no Corpo de Bombeiros para nova análise.

De acordo com o engenheiro civil da Prefeitura, Luis Carlos Marini, e a arquiteta do Município, Sueli Vicentim, que juntamente com o engenheiro Ansel Lancman, são responsáveis pela elaboração do projeto, a Federação Paulista de Futebol, baseada em uma Normativa, exigia uma medida para o campo, mas essa referência foi alterada e por isso foi necessário reformular o projeto com as novas dimensões exigidas pela Federação.

O projeto, de modo geral, continua o mesmo e prevê: a instalação de cadeiras em parte das arquibancadas de ferro e madeira já existentes no estádio, incluindo a colocação de guarda corpo frontal (barreira anti esmagamento). Esta parte do projeto, que contaria com 6 mil lugares e inclui os custos de instalação das cadeiras, está orçada em aproximadamente R$ 1,3 milhão. A outra parte do projeto que prevê a construção de uma nova arquibancada de concreto, na área dos visitantes, cria 4 mil lugares e custaria aproximadamente R$ 5 milhões. Ainda seria preciso calcular os gastos com a substituição do alambrado do estádio e as mudanças no gramado do campo.

Inclusive, foram instaladas algumas cadeiras nas arquibancadas, que ocupariam degraus de maneira intercalada, ou seja, haveria cadeiras em um degrau sim outro não, incluindo a colocação do guarda corpo, para que os Bombeiros analisem as condições de fixação e resistência e como ficaria o espaço para o fluxo de pessoas.

O projeto contará com um cronograma de execução que poderá ser considerado pela Federação Paulista de Futebol para avaliar a questão da liberação do estádio para a participação do Oeste no Campeonato Brasileiro de 2016.

Porém, o projeto precisa, primeiramente, receber o aval do Corpo de Bombeiros, para quem será apresentada a alteração do projeto nesta semana.

O prefeito esclareceu que sem a aprovação do projeto a obra não pode ser iniciada. “Após a confirmação de que este projeto atende todas as exigências, a reforma poderia ser iniciada. Mas precisamos deixar claro que agora a Prefeitura não teria recursos para investir nesta reforma, pois estamos enfrentando um ano financeiramente difícil em todo país”, explica o prefeito que disse estar buscando recursos junto a deputados e ao governo estadual e federal.