30 OUT 2017
DESENVOLVIMENTO SOCIAL
ITÁPOLIS É REPRESENTADA NA CONFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL ESTADUAL

Itápolis esteve presente na XI Conferência de Assistência Social do Estado de São Paulo que aconteceu em Águas de Lindóia, no mês de outubro, com a presença de 645 municípios. Nossa cidade foi representada pelas delegadas escolhidas na Conferência Municipal: Marcia Regina Carlos Françoso representando o poder público e Rita de Cassia Casare representante dos usuários do serviço, o que é de extrema importância para a política social do nosso município, já que o avanço e a consolidação do Sistema Único de Assistência Social foi umas das principais demandas apresentadas.

O evento contou com a participação de 481 representantes da sociedade civil, 421 do poder público, 162 usuários, 141 trabalhadores, 108 entidades, 43 convidados, 22 delegados natos e 5 observadores. O secretário de Estado de Desenvolvimento Social de São Paulo, Floriano Pesaro, apresentou os principais programas da pasta e destacou a importância do debate como instrumento de garantia de direitos.

O primeiro dia foi marcado pela aprovação do Regime Interno que organiza a programação e ações da Conferência. Já no segundo dia, os grupos foram divididos em 12 salas, onde foram discutidas as propostas dos quadros dos eixos da Conferência:

1. A proteção não contributiva e o princípio da equidade como paradigma para a gestão dos direitos socioassistenciais;

2. Gestão democrática e Controle Social: o lugar da sociedade civil no SUAS;

3. Acesso às seguranças socioassistenciais e articulação entre serviços, benefícios e transferência de renda como garantia de direitos assistenciais;

4. A legislação como instrumento para uma gestão de compromissos e corresponsabilidades dos entes federativos para a garantia dos direitos socioassistencias.

No último dia da Conferência, 12 propostas estaduais e 8 da União foram aprovadas na plenária final, as moções foram referendadas e foi eleita a delegação do Estado de São Paulo composta por 171 delegados municipais e 12 do Conselho Estadual de Assistência Social. Itápolis teve suas duas delegadas eleitas pela DRADS de Araraquara para representar o estado na XI Conferência Nacional de Assistência Social que se realizará de 05 a 08/12/2017, em Brasília.

30/10/2017
ITÁPOLIS É REPRESENTADA NA CONFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL ESTADUAL