10 ABR 2018
DESENVOLVIMENTO AGROPECUÁRIO
AGRICULTOR ITAPOLITANO MELHORA PRODUÇÃO DE TOMATE UTILIZANDO RESÍDUOS DE PODA DOADOS PELA PREFEITURA

Todo produtor rural quer encontrar formas de melhorar sua produção para poder ter mais lucratividade, e os agricultores de Itápolis estão encontrando uma forma fácil, disponibilizada pela prefeitura para que isso aconteça. Sabe como? Utilizando os resíduos de galhos de árvores, grama e plantas podadas para compostagem em suas plantações. O material é disponibilizado pela Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário, em parceria com o Desenvolvimento Ambiental, aos produtores rurais.

Quem comprovou os resultados foi Aguinaldo Macedo Magalhães, que arrenda uma propriedade localizada no Bairro da Aldeia e viu melhorias na plantação de tomate orgânico. “A produtividade aumentou, porque os resíduos ajudam a manter a umidade do solo, o que é bom para produção”, contou.

Outra vantagem apontada por Aguinaldo é o fato dos resíduos se transformarem em matéria orgânica ajudando a nutrir a terra. “Com este material a gente sai ganhando, porque não precisamos capinar o mato, que não cresce devido à forragem da terra. Por produzirmos orgânicos não usamos herbicidas para conter o mato e os resíduos ajudam a evitar esse crescimento, o que é muito bom”, explicou.

Além do tomate, Aguinaldo também planta mamão, limão e berinjela, e diz que pretende usar o mesmo método nestas plantações. “Com certeza eu indico para outros produtores, quem usar não vai se arrepender”, finalizou.

O secretário da pasta Agropecuária explica que é importante que o agricultor interessado entre em contato para que a Secretaria informe a disponibilidade e programação necessária para o carregamento.

“O resíduo triturado pode ser retirado na Secretaria pelos produtores rurais, bastando para isso, que façam a pesagem da quantidade retirada e cadastrem a propriedade na qual o material será utilizado”, detalha. O secretário pontua a eficiência do método: “a técnica da compostagem propicia um aumento progressivo da fertilidade do solo, reduzindo a infestação de plantas daninhas, melhorando a retenção de água e diminuindo a temperatura do solo, entre outros benefícios”.

Informações podem ser obtidas pelos telefones 3263-1036 e 3262-1008 ou diretamente na Secretaria, localizada na Rua Fermino Benedito Gonçalves, nº 61 (Antiga CEAGESP).

10/04/2018