O combate a dengue, zika vírus e chikungunya, em Itápolis foi tema de uma reunião realizada no Teatro Municipal, no dia 24 de fevereiro, para qual a Prefeitura Municipal convidou toda a população. Representantes de empresas, comércios, clubes de serviço, entidades, associações, além de secretários e representantes dos departamentos municipais, abraçaram a causa.
Entre as resoluções definidas no encontro estão: a formação de uma equipe de voluntários, que poderão se inscrever pelo site da prefeitura - - esses voluntários serão treinados pelo Controle de Vetores, para atuarem no combate a dengue, com as equipes da Prefeitura. A criação de um comitê, composto por membros da sociedade, Executivo e Legislativo, foi iniciada na reunião e seus componentes debaterão, periodicamente, as ações necessárias para que o município combata o problema. A realização de um mutirão para recolher objetos que possam acumular água, soma-se as ações de mobilização definidas durante a reunião.
O Controle de Vetores e a Defesa Civil estão coordenando estas novas ações de mobilização e erradicação dos criadouros do mosquito Aedes aegypti. Esta reunião foi um dos primeiros passos para que uma nova fase do trabalho de prevenção e combate aos casos de dengue ocorra na cidade.
O prefeito, Carlos Augusto Biella, abriu a reunião ressaltando a importância da união entre sociedade e poder público na luta contra dengue, destacando, também que: “a participação de toda a população é essencial neste momento”.
O fórum de discussões com a sociedade é, também, uma resposta da Administração Municipal ao aumento do número de casos de Dengue e demais doenças causadas pelo Aedes aegypti em todo país, demonstrando que há uma preocupação contínia com a batalha contra o mosquito.
“A Prefeitura fará a sua parte e precisamos da participação de todos para combater este mosquito, pois não adianta não termos criadouros em nossa casa se o vizinho tiver”, explica a equipe de Vetores.
Itápolis registra até o momento, 25 casos de dengue, enquanto outras 215 pessoas aguardam o resultado de exames realizados. É hora de somarmos esforços para que esses números não continuem aumentando.
Você quer colaborar com esta importante iniciativa então cadastre-se como voluntário do combate a dengue: