As equipes do NASF e CAPS da Secretaria de Saúde de Itápolis realizaram importantes ações para debater o Setembro Amarelo: mês de conscientização sobre a prevenção ao suicídio. No dia 15/09, na Praça Pedro Alves de Oliveira, foram feitas orientações e distribuição de panfletos sobre a questão do suicídio - sinais de alerta e como ajudar - além da aferição de pressão arterial e testes rápidos de glicemia. Já no dia 18/09 aconteceu a 1ª Caminhada pela Vida, que chamou a atenção da população para o tema ainda pouco debatido.
A participação em entrevistas nas rádios locais amplificou a discussão sobre o suicídio e como proceder para ajudar nestes casos. E nesta sexta-feira, 22/09, ocorrerá a Caminhada da Primavera no distrito de Tapinas, com saída da Praça Central às 8:00 horas, que também convidará os cidadãos para refletirem sobre o tema.Já no dia 27/09 em Nova América também acontece uma ação do Setembro Amarelo com a realização, atividades físicas e interação com a população na UBS do distrito.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que ocorram no Brasil 12 mil suicídios por ano. No mundo, são mais de 800 mil ocorrências, isto é, uma morte por suicídio a cada 40 segundos, conforme o primeiro relatório mundial sobre o tema, divulgado pela OMS, em 2014. Por isso, as ações realizadas pela Secretaria de Saúde em Itápolis, são de grande importância.
A orientação é para que as pessoas que estejam sofrendo com questões relacionadas ao suicídio, procurem os serviços de Saúde do município: Unidade Básica de Saúde, CEMAIA (Centro Municipal de Atenção a Infância e Adolescência) e CAPS (Centro de Atenção Psicossocial), para receber atendimento.
Fique atento as dicas do NASF, CAPS e da Secretaria de Saúde:
Sobre o suicídio➡
Sinais de alerta➡
Como ajudar➡
☎Telefones úteis:
CAPS: 3262-5080
Centro de Valorização a Vida: 141
SAMU: 192
Imprensa Prefeitura de Itápolis