15 DEZ 2017
DESENVOLVIMENTO AMBIENTAL
ENGENHEIROS DA CETESB VISITAM ITÁPOLIS A PEDIDO DO EXECUTIVO

O engenheiro da Cetesb de São Paulo Fernando Wolmer e o engenheiro da agência regional de Araraquara José Antônio Marasca estiveram em Itápolis, a convite da Administração Municipal, no dia 12 de dezembro, verificando a atual situação do Vazadouro Municipal e analisando como está sendo realizada a operação de cobertura dos resíduos (lixo).

Os técnicos da Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) foram recebidos pela secretária de Desenvolvimento Ambiental e pelo adjunto de Serviços Públicos, durante a visita ao Vazadouro, onde conversaram com os maquinistas que trabalham no local e os orientaram sobre a forma mais eficiente de operação do local.

Posteriormente, os engenheiros foram recebidos pelo prefeito para tratar sobre a tomada de medidas de adequação, a fim de possibilitar a desinterdição da área. “Solicitamos a vinda dos técnicos da Cetesb, justamente, para que eles nos orientassem sobre os parâmetros a serem seguidos quanto ao projeto e operação do Vazadouro, para que consigamos ter uma destinação correta dos resíduos sólidos, enquanto não temos uma solução definitiva”, explica a secretária.

“Estamos trabalhando em parceria com a Cetesb, buscando a forma mais correta de resolver a questão do lixo em nosso município”, disse o prefeito. De acordo com a secretária da pasta ambiental a participação de Itápolis em um Consórcio Intermunicipal, também esteve na pauta do encontro. “Novamente foi apontada que a solução definitiva para destinação dos resíduos é a ação conjunta entre os municípios vizinhos para implantação de um aterro regional. Até porque, as linhas de crédito estão sendo, preferencialmente, destinadas aos Consórcios”, pontuou.