Com a adesão, o município se capacitará para se tornar apto a receber recursos da Defesa Civil
Oprefeito de Itápolis, Carlos Augusto Biella está nesta quarta-feira em São Paulo, para apresentar ao Governo Estadual um relatório completo, incluindo fotos, da situação do município, após as enchentes provocadas pelas fortes chuvas da última semana, demonstrando assim, a necessidade de receber recursos para recuperação das áreas atingidas. O Chefe do Executivo aproveitou a viagem para inscrever a cidade no programa da ONU (Organização das Nações Unidas), “Construindo Cidades Resilientes: Minha Cidade está se Preparando”, que foi idealizado pela EIRD (Estratégia Internacional para a Redução de Desastres), e foi implantado no país pela Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec), do Ministério da Integração Nacional.
O programa cidade resiliente traça diretrizes para orientar as Administrações Públicas Municipais a respeito das políticas públicas de prevenção de desastres. Para que por meio do trabalho das Secretarias Municipais e Defesa Civil possam ser implantados os sistemas de alerta, as ações preventivas, principalmente, em relação às melhorarias no sistema de drenagem.
O termo cidade resiliente é utilizado para os municípios que conseguem se recuperar de um acidente natural, como enchentes, vazamentos, deslizamentos, alagamentos, nas áreas ambientais e de outras estruturas físicas.
No programa são propostas ações para construir uma cidade resiliente, que incluem a capacitação do município para conseguir responder mais rapidamente a situações de desastres, por meio da implementação de ações que tornam o município apto a receber recursos da Defesa Civil Estadual e Nacional. A adesão ao programa foi protocolado na sede do Governo Estadual, pelo próprio prefeito, que não tem medido esforços para resolver a questão.