Uma médica atenderá em Itápolis e outra no distrito de Nova América
Nesta terça-feira, dia 10 de outubro, Itápolis passou a contar com o atendimento de mais duas médicas, com especialidade em clínica geral, que foram direcionadas para Itápolis através do PROVAB (Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica) do Ministério da Saúde.
A Drª Thamyres Vargas de Lima Magosso realizará atendimentos de terça a sexta-feira (podendo haver variação em alguma semana) no Centro de Saúde até que seja definido o local onde um novo PSF será instalado, já que por se tratar de medicina de atenção básica, cada médica deve estar vinculada a um PSF, de acordo com as exigências do Ministério da Saúde. Já a Drª Vanessa Matulaitis Ratuchenei atenderá a população de Nova América, na UBS do distrito, às segundas, terças, quartas e sextas-feiras.
De acordo com o PROVAB as médicas devem cumprir 32 horas semanais de atendimentos e um dia da semana é reservado para estudos, nos dias de atendimento as médicas cumprirão 8 horas diárias, refletindo assim numa melhoria do número de atendimentos no município.
A vinda destas duas médicas somam-se ao trabalho da médica clinica geral Drª Rosângela dos Santos, que atende em Tapinas, as três profissionais vieram para Itápolis através do PROVAB e tudo isso foi possível depois do município ter se inscrito em janeiro deste ano dentro deste programa do governo federal, através do qual a Secretaria de Saúde solicitou 7 médicos para Itápolis. Com isso, podemos perceber a importância da Administração Municipal buscar programas como este, para melhorar a qualidade do atendimento do serviço público.