Um novo caso de dengue foi registrado em Tapinas
Período de chuva é uma época que requer atenção redobrada com a proliferação do mosquitoAedes aegypti, que agora transmite 4 tipos de doenças: Febre Amarela, Chikungunya, Zika Vírus e Dengue. Por isso, é indispensável combater a proliferação deste mosquito.
Os Aedes nascem somente em água parada, que por descuido ou descaso, acabam nascendo dentro das casas, quintais, terrenos baldios e construções. Uma pequena parte do nascimento deles ocorre em plantas como: bromélias, bananeiras, alguns tipos de coqueiros e algumas espécies de palmas fechadas que acumulam água, e é exatamente o que os mosquitos precisam para procriarem. O perigo é amplificado no período de vida do Aedes - 45 a 60 dias – quando há reposição de ovos e a transmissão de vírus.
É preciso que os moradores que ainda não adquiriram o hábito de eliminar água parada, pensem seriamente em praticar suas ações diárias, porque ao nascerem os mosquitos se deslocam atingindo até 200 metros do ponto onde surgiu, podendo de acordo com os ventos, chegar ainda mais longe. Os ovos depositados pelo mosquito da Dengue duram cerca de um ano, resistindo a qualquer temperatura.
Há necessidade de uma conscientização de toda população, para que uma cidade pare de apresentar casos da doença que podem até levar a óbito.A Febre Amarela, Dengue, Chikungunya e Zika Vírus são doenças que podem ser evitadas, se todos fizerem as ações diárias, não deixando água parada.
Neste sábado, 02/12, das 9h às 10h, os alunos do Projeto Escola da Família da Escola Estadual “Chico Arruda” realizará um pedágio de conscientização sobre os perigos do Aedes aegypti na região central da cidade.
Mobilize sua família, vizinhos, parentes e amigos: juntos poderemos vencer essa batalha!
A Prefeitura está trabalhando, mas tem coisas que só você pode fazer!
DE OLHO NOS CUIDADOS NECESSÁRIOS
VOCÊ SABIA?
Em nossas casas existem produtos simples que podem ajudar no combate a dengue.
Imprensa Prefeitura de Itápolis