A Secretaria de Saúde de Itápolis aproveitou o primeiro dia da campanha de vacinação contra gripe, no sábado (30/04), para realizar o Programa de Prevenção ao Câncer de Boca, nas Unidades Básicas de Saúde do município. Os dentistas da prefeitura examinaram as pessoas acima de 60 anos para diagnosticar fatores de risco que indicassem a existência da doença.
Ao todo foram feitos 166 atendimentos preventivos, deste foram detectados 3 casos suspeitos que foram encaminhados ao CEO (Centro de Especialidade Odontológica) para receber uma avaliação mais completa, caso seja necessário um tratamento mais específico, o paciente é encaminhado para Unesp de Araraquara.
O exame rotineiro da boca, feito por um profissional de saúde, pode diagnosticar o início de lesões antes que elas se transformem em câncer. O atendimento preventivo foi destinado aos idosos porque eles compõem o grupo de risco para a doença. Mas esta avaliação também é feita pelos profissionais do CEO.
Os fatores de risco mais conhecidos para este tipo de câncer são:
Tabaco : de acordo com a Organização Mundial da Saúde, cerca de 90% dos pacientes diagnosticados com câncer de boca eram tabagistas. Quanto mais frequente for o ato de fumar, maiores serão as chances de desenvolver câncer de boca.
Álcool: o consumo regular de bebidas alcoólicas aumenta o risco de desenvolver câncer de boca. A associação entre cigarro e bebidas alcoólicas potencializa o risco para câncer de boca.
Vírus HPV: Pesquisas comprovam que o vírus HPV está relacionado a alguns casos de câncer de boca.
Radiação solar: A exposição ao sol sem proteção representa um risco para o câncer de lábios.
Além destes fatores, observa-se em pacientes com câncer de boca uma higiene bucal deficiente e uma dieta pobre em proteínas, vitaminas e minerais e rica em gorduras. Outra recomendação é a manutenção de uma dieta saudável, rica em vegetais e frutas. Aproveite estas dicas, para ter uma vida mais saudável e se prevenir desta e outras doenças.